terça-feira, 30 de agosto de 2011

Há quanto tempo isto lhe sucede?

Essa foi uma pergunta feita por Jesus a um pai desesperado que não conseguia encontrar cura para seu filho. Mas vamos deixar claro de uma vez: as perguntas feitas por Deus ou por Jesus - que é Deus encarnado - não foram feitas para esclarecer a mente divina. Elas foram feitas para ensinar e clarear a mente humana. Portanto, quando Jesus pergunta ao pai há quanto tempo ou desde quando ocorria o mal a criança, na verdade o interesse de Jesus era ensinar algo ao pai. Tudo bem?

O pai quando perguntado respondeu que tal processo tivera seu início desde muito cedo, ou seja, na infância.

Por que Jesus fez tal pergunta? Por que ele simplesmente não curou aquela criança independente de qualquer informação? Qual era a intenção de Jesus ao fazer uma pergunta aparentemente sem importância, sendo que o importante ali era curar o menino e não ficar sabendo de sua vida pregressa?

domingo, 28 de agosto de 2011

As estratégias evangelísticas de Paulo

Paulo foi o maior missionário da história da igreja. Investigar o conteúdo da sua mensagem e a relevância de seus métodos é um desafio para a igreja contemporânea. Na busca do crescimento da igreja, não precisamos recorrer às novas técnicas engendradas no laboratório do pragmatismo, mas devemos nos voltar ao exemplo daquele que foi o maior bandeirante do Cristianismo. Algumas estratégias de Paulo merecem destaque:

1. Paulo sempre buscou as sinagogas para alcançar os religiosos. Sempre que Paulo chegava em uma cidade, procurava ali uma sinagoga. Sabia que nesse ambiente religioso, judeus e pessoas tementes a Deus se reuniam para estudar a lei e orar. Seu propósito era argumentar com essa pessoas, a partir do Antigo Testamento, que o Jesus histórico é o Messias, o Salvador do mundo. Não podemos perder a oportunidade de pregar a Palavra nos templos, onde pessoas religiosas se reúnem, para expor a elas as Escrituras e por meio delas apresentar-lhes Jesus.

sábado, 27 de agosto de 2011

Avivamento: modismo ou necessidade? – parte 3

O modismo e a necessidade são realidades culturais, humanas e filosóficas que se excluem pela definição que os termos carregam. O modismo é algo passageiro, temporário e fugaz. Enquanto que a necessidade se constitui pela perenidade, sobrevivência e concretude. Os estudiosos da Moda como matéria disciplinar em vários cursos tecnológicos e semi-universitários espalhados pelo Brasil, afirmam que a moda é cíclica e recorrente. Ou seja, que ela se repete de tempos em tempos e que por isso não deve ser descartada, mas guardada para os momentos em que reaparecer nas passarelas da vida. Por outro lado, a necessidade é aquilo que dá razão à existência humana, e por isso, se constitui em essência da vida, levando-nos a lutar em busca da satisfação de cada uma.

O problema de tratar o Avivamento Espiritual como um modismo é trazer para ele os caracteres da moda e da humanidade, deixando de perceber seu aspecto necessário e duradouro. Alguém poderia questionar sobre o que nos leva a entender que o Avivamento Espiritual da igreja é um aspecto necessário ainda nos nossos dias. Tais pessoas justificam o seu questionamento pelo fato de avaliarem que nos dias de hoje Deus não precisaria mais realizar os atos portentosos e extraordinários feitos na igreja quando ela experimentou momentos de despertamento espiritual de grandes proporções. Acham que essa não é mais a prioridade do mover de Deus na contemporaneidade, por essa razão se afastam da temática, não pregam e nem ensinam sobre ela, preferindo aceitar que a igreja viva de maneira morna e tranqüila, deitada no “berço esplêndido” da inércia e frieza.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Programação da Semana Missionária

Programação

04/09– Domingo: EBD e Culto- Participação dos missionários Marilene e Thimoty (Missão Presbiteriana de Londres)

05/09– 2ª Feira: Reunião de Oração pró missões, às 19h30m com a participação dos missionários Marilene e Thimoty.

06/09– 3ª Feira – Vigília de Oração (19h30 até às 24h). Motivos: Pátria, Avivamento e Missões.
Obs.: Todos os grupos de Crescimento irão se reunir na igreja;

07/09– 4ª Feira: 15h: Oficina 1 – Tema: “Eu, um missionário” – Preletor: Pastor Joanito Ribeiro de Oliveira da Assembléia de Deus Missão Mundial – Conjunto SIR – GV

15h:Oficina 2 – Escola da Vida – Preletor: Rev. Edinaldo Felipe dos Santos– Comunidade Videira Ipatinga/MG.19h30m- Peça Teatral: “Tortura” Companhia de Teatro Jeová Nissi

Conferência Missionária Infantil: Missionário Alejandro

08/09 – 5ª Feira: 19h30m Culto Missionário. Participação do Grupo Dynamus

Conferência Missionária Infantil: Missionário Alejandro

09 a 11/09, às 19h30 - 12ª Conferência Missionária

Tema: Erguei os vossos olhos

Preletor: Pastor Jasiel Botelho

Conferência Missionária Infantil - 09 e 10: Palhaço Felizberto

10/09 – Sábado 15h - Oficina 1 – Praticando o evangelismo nas células – Preletor: Rev. Marcelo Montini, da 1ª Igreja Presbiteriana de Coronel Fabriciano/MG

Oficina 2- 15h: Evangelização Urbana

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Avivamento: modismo ou necessidade – parte 2

Quando falamos sobre Avivamento uma pergunta específica e direta precisa ser respondida: queremos realmente experimentá-lo? Em outras palavras, estamos dispostos a vivenciá-lo da forma que Deus quer? Ou queremos estabelecer para ele as nossas regras humanas e denominacionais? Muitos pastores e líderes não falam sobre o assunto pela simples razão de não se abrirem para Deus a partir da perspectiva Dele, mas querem, veladamente, estabelecer suas estratégias e métodos para o Avivamento.

Um dos princípios básicos sobre a obra do Avivamento relaciona-se à Soberania de Deus e não à nossa. O Dono do Avivamento é Deus e não o homem. Isso precisa ficar bem assentado em nossas mentes, caso queiramos pedir a Deus uma manifestação soberana Sua sobre a igreja. Muitos pastores que afirmam crer na doutrina da Soberania de Deus não a levam até as últimas conseqüências e para além de suas concepções denominacionais e históricas. Dizem-se calvinistas e defendem a Soberania de Deus de forma parcial e condicional, pois estão presos a uma concepção cultural e filosófica disfarçada de Teologia Sistemática. Tentam enquadrar a ação da Divindade em suas interpretações teológicas e percepções pessoais, que pela sua natureza, se distanciam da Teologia Bíblica e da Teologia Prática. Preferem a sistematização do que a liberdade prática e imanente de Deus.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O REFLEXO INVERSO

Até quando seremos o reflexo inverso daquilo que ouvimos em nosso púlpito? Essa pergunta veio em minha mente hoje na hora do almoço. Estava almoçando quando um de meus filhos falou que na segunda-feira a noite teve um show gospel na cidade e que muitas das pessoas de nossa comunidade estavam lá (inclusive ela). Estava conversando com um dos líderes do Clube Bíblico e ele me falou como muitos jovens deixaram de ir naquela reunião de segunda à noite para irem no referido show.

Fiquei sabendo também que na própria segunda aconteceu uma comemoração de aniversário de uma pessoa ligada à nossa igreja na casa de um de nossos presbíteros, na mesma hora de nosso culto de oração e que vários dos crentes de nossa igreja estavam lá. Tais fatos me fizeram pensar que estamos vivendo uma onda de REFLEXO INVERSO das mensagens que Deus tem ministrado nestes últimos dias em nossa igreja. Em vez de ficarmos mais apaixonados por Deus, estamos ficando mais insensíveis à Sua voz.

Em vez das mensagens criarem em nós uma paixão mais profunda pela oração coletiva da igreja, as mensagens estão produzindo em nosso ser um desejo de termos mais e mais eventos sociais e de entretenimento. Assim, estamos produzindo um reflexo inverso aquele esperado por Deus. Bem, essa é a minha crença, que pode estar errada, mas é assim que tenho percebido nestes últimos dias a vida daqueles que fazem parte de nossa igreja. Pergunto-me sobre o que está acontecendo e se ser cristão nos dias atuais é apenas isso. Até quando continuaremos assim?
 
 

sábado, 13 de agosto de 2011

O CARÁTER DE UM PAI

Muito nos preocupa a descaracterização e desvalorização que tem afetado a figura da paternidade na atual sociedade contemporânea. O mundo atual tem ficado cada vez mais feminino, fazendo com que os adolescentes, que em sua grande maioria não tem ainda a personalidade formada, queiram mais se parecer com mulheres do que com homens. Muitos homens continuam abandonando o lar e se tornando cada vez mais ausentes em suas responsabilidades espirituais e emocionais para com seus filhos e esposas, reproduzindo, dessa forma um tipo de família bem comum e corriqueira em nossa sociedade: aquela em que a mãe é modelo de presença e de segurança para os filhos. Não é de se estranhar então, que saiam dos presídios mais cartas para as mães no segundo domingo de Maio do que no segundo domingo de Agosto.

Entretanto, apesar de toda essa situação de desvantagem que se percebe em relação à figura paterna, um dos poemas mais significativos e impactantes apresentados na Bíblia refere-se ao caráter do pai. Estamos nos referindo à parábola do pai pródigo. Em vez de “Parábola do Filho Pródigo” esta parábola deveria se chamar “Parábola do Pai Amoroso”. Dessa forma, com a finalidade de apresentar para os pais no dia de hoje, uma proposta de paternidade que se aproxime daquilo que Deus espera deles, gostaria de destacar os aspectos presentes na parábola de Lucas 15: 11 a 32 que demonstram o caráter do Pai.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Simpósio de Plantação de Igrejas


Simpósio de Plantação de Igrejas que será realizado no dia 26/08/2011, a partir das 08h00, na Sexta Igreja Presbiteriana.

O preletor será o Rev. Arival Dias Cassimiro, pastor da Igreja Presbiteriana de Pinheiros – SP.

Agende essa data e marque presença, bem como de outros oficiais de sua igreja.

Treinamento intensivo de fim de semana


No próximo final de semana, dias 20 e 21/08, em parceria com a ABU/GV iremos realizar em nossa igreja mais uma edição do treinamento intensivo de fim de semana.
O mesmo tem a finalidade de treinar estudantes de nossas igrejas (universitários e secundaristas) sobre como darem testemunho do evangelho nas escolas em que estudam.
Será cobrada um taxa de inscrição (que pode ser paga no local do evento) para cobertura das despesas de almoço, que será servido no local.
Faça sua inscrição até a quinta feira, dia 19/08, na secretaria da igreja - fone 3271-2990.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AVIVAMENTO: modismo ou necessidade – parte 1

Houve um tempo, a década de 90 do século passado, em que muito se falava dessa temática dentro da IPB. Até Congressos Nacionais organizados pela Comissão Nacional de Evangelização de nossa Igreja foram realizados com essa perspectiva temática. A idéia era trazer um senso de urgência a toda liderança da igreja e aos membros em termos gerais para que as comunidades presbiterianas espalhadas por este imenso Brasil fossem despertadas em torno da busca por um avivamento.

Tivemos a oportunidade de participar de muitos daqueles eventos em nível nacional e de organizar outros regionalmente. Foi um tempo gostoso de crescimento e de busca por algo especial da parte de Deus que, infelizmente, passou, mas deixou marcas profundas de transformação em muitos ministérios e em muitas igrejas. A vontade de ver uma manifestação poderosa vinda de Deus sobre a igreja de modo geral, e, em termos específicos, sobre a IPB queimava o nosso coração e no de muitos pastores, presbíteros, diáconos evangelistas e missionários que se preocupavam com a situação de ostracismo vista em várias de nossas comunidades locais. Mesmo que não tenhamos experimentado o poderoso avivamento esperado, temos a certeza que as igrejas e as pessoas que o buscaram foram marcadas de maneira indelével por aquele período de busca e de paixão.