A Primeira Igreja Presbiteriana experimentou um avivamento espiritual nos idos de 1950 e o seu templo começou a ficar pequeno para comportar a multidão que afluía para ouvir a palavra de Deus. O pensamento da maioria era a construção de um templo maior. Contudo, o pensamento do Rev. Américo Gomes Coelho era dividir para crescer. Finalmente concordaram com sua ideia.
Escolher o local mais estratégico para início da congregação nas proximidades da Estrada de Ferro Vitória-Minas, especialmente chamado morro do Carapina.
O primeiro culto realizado na residência do irmão Bento Dias Ferreira e auxiliado pelo emérito Cassiano Hipólito. No domingo seguinte dia 9 de outubro de 1955 o culto foi realizado em frente à residência do Sr. Licinio Andrade sob a direção do Rev. Américo que pregou poderosa mensagem para uma grande multidão.
O trabalho frutificou e pela providência de Deus no dia 16 de outubro de 1955 estabelece a congregação à Rua Tupã 575. Há um registro maravilhoso sobre a Escola Dominical sob a liderança do Presbítero Adrualdo Monte Alto, como secretária a Sra Zita Siman cujo relatório foi de 101 matriculados e 70 visitantes.
Todos os crentes animados e desejosos de ver mais uma igreja organizada em Governador Valadares. Dentre os demais irmãos, três se destacaram pela piedade, dedicação, experiência e até mesmo espírito de sacrifício: Geraldo Fonseca, Adroaldo Monte Alto e Aristóteles Rosado. Com apenas 2 anos de existência esta congregação se tornou Terceira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares com 189 membros maiores e 111 menores em 16 de março de 1958.
O primeiro pastor foi o rev. Américo Gomes Coelho. O primeiro Conselho: João dias Filho, Geraldo Fonseca e Adroaldo Monte Alto. A primeira junta diaconal: Jovino Felipe Nascimento, Lair da Silva Braga, Zani Siman Silva e Gerson Antunes Ferreira.
De lá para cá já são mais de cinquenta anos de uma história de fé, amor, dedicação e louvor a Deus.
Igreja Presbiteriana Memorial nos dias de hoje