segunda-feira, 25 de abril de 2011

Síntese Histórica da Igreja Presbiteriana Memorial - IPB


A Primeira Igreja Presbiteriana experimentou um avivamento espiritual nos idos de 1950 e o seu templo começou a ficar pequeno para comportar a multidão que afluía para ouvir a palavra de Deus. O pensamento da maioria era a construção de um templo maior. Contudo, o pensamento do Rev. Américo Gomes Coelho era dividir para crescer. Finalmente concordaram com sua ideia.
Escolher o local mais estratégico para início da congregação nas proximidades da Estrada de Ferro Vitória-Minas, especialmente chamado morro do Carapina.
O primeiro culto realizado na residência do irmão Bento Dias Ferreira e auxiliado pelo emérito Cassiano Hipólito. No domingo seguinte dia 9 de outubro de 1955 o culto foi realizado em frente à residência do Sr. Licinio Andrade sob a direção do Rev. Américo que pregou poderosa mensagem para uma grande multidão.
O trabalho frutificou e pela providência de Deus no dia 16 de outubro de 1955 estabelece a congregação à Rua Tupã 575. Há um registro maravilhoso sobre a Escola Dominical sob a liderança do Presbítero Adrualdo Monte Alto, como secretária a Sra Zita Siman cujo relatório foi de 101 matriculados e 70 visitantes.
Todos os crentes animados e desejosos de ver mais uma igreja organizada em Governador Valadares. Dentre os demais irmãos, três se destacaram pela piedade, dedicação, experiência e até mesmo espírito de sacrifício: Geraldo Fonseca, Adroaldo Monte Alto e Aristóteles Rosado. Com apenas 2 anos de existência esta congregação se tornou Terceira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares com 189 membros maiores e 111 menores em 16 de março de 1958.
O primeiro pastor foi o rev. Américo Gomes Coelho. O primeiro Conselho: João dias Filho, Geraldo Fonseca e Adroaldo Monte Alto. A primeira junta diaconal: Jovino Felipe Nascimento, Lair da Silva Braga, Zani Siman Silva e Gerson Antunes Ferreira.
De lá para cá já são mais de cinquenta anos de uma história de fé, amor, dedicação e louvor a Deus.

Igreja Presbiteriana Memorial nos dias de hoje


“Teologia da Mudança e Ressurreição de Cristo”

Poderíamos afirmar que o fundamento central da “Teologia da Mudança” foi a ressurreição de Cristo. A história da humanidade se encaminhava para a mesmice religiosa predominantemente judaica quando Cristo, pelo poder de Deus, sai do túmulo nas primeiras horas da manhã do primeiro dia da semana. De forma inesperada os soldados romanos que guardavam o túmulo, foram chocados por aquele evento singular. Tudo foi mudado por causa da Ressurreição de Cristo: a coragem perdida dos discípulos foi achada, pessoas que estavam mortas voltaram à vida, a igreja que estava fadada a ser um monumento transformou-se em um movimento e assim por diante.