Poderíamos afirmar que o fundamento central da “Teologia da Mudança” foi a ressurreição de Cristo. A história da humanidade se encaminhava para a mesmice religiosa predominantemente judaica quando Cristo, pelo poder de Deus, sai do túmulo nas primeiras horas da manhã do primeiro dia da semana. De forma inesperada os soldados romanos que guardavam o túmulo, foram chocados por aquele evento singular. Tudo foi mudado por causa da Ressurreição de Cristo: a coragem perdida dos discípulos foi achada, pessoas que estavam mortas voltaram à vida, a igreja que estava fadada a ser um monumento transformou-se em um movimento e assim por diante.
A “Teologia da Mudança” tem, portanto, na Ressurreição de Jesus seu instrumento basilar de ação. Aqueles que crêem nesse fenômeno inexplicável à mente humana não podem ser mais os mesmos depois de se conscientizarem que o poder que ressuscitou Jesus habita de forma abundante em suas vidas. É esse poder que tem condições de reverter situações que humanamente falando são irreversíveis. Assim, quando acontece uma mudança na vida de um ser humano, trazendo-o a uma nova dimensão de vida, tirando-o das trevas para luz e promovendo nele uma transformação profunda em sua mente, foi o poder da Ressurreição de Cristo que atuou em sua vida. Em outras palavras, a “Teologia da Mudança” foi concretizada em sua existência.
A Ressurreição de Cristo deve, portanto, ser considerada, segundo a concepção paulina, como o prelúdio de nossa própria ressurreição que acontecerá nos últimos tempos. Mais do que isso, ela deve ser o principal motivo de alegria do cristão em todos os tempos. Foi o próprio apóstolo aos gentios que escreveu que se a nossa alegria se limitasse a esta vida, seríamos os mais infelizes de todos os homens. Lembramos da Ressurreição de Cristo com uma profunda alegria em nossos corações, pois sem ela estaríamos perdidos e sem perspectivas para um futuro melhor.
A nossa ressurreição nos encaminha para o futuro da mesma forma que a “Teologia da Mudança” o faz conosco. Somos um povo que vive entre o já e o ainda não. O “já” é o momento das experiências do dia a dia que nos
prende aqui e das quais não temos como nos desvencilhar. O “ainda não”, porém, aponta para uma realidade que ansiamos por experimentar que se relaciona a uma vida onde nossos corpos serão glorificados e transformados pelo poder de Deus. Vamos nos mudar daqui para um lugar que nos espera e que foi preparado por Jesus para nos receber.
A crença inarredável que um dia experimentaremos a ressurreição de Cristo também em nossas vidas é a nossa esperança e a nossa garantia ao mesmo tempo. É o fundamento do cristianismo e a razão de tudo o que fazemos enquanto estamos nesse tempo aqui. É por isso que a mudança é essencial para a igreja dos nossos dias. O que nos move teologicamente em direção à mudança é o poder da ressurreição de Cristo e é por isso também que não podemos abrir mão do fato de que a igreja como o corpo vivo de Cristo deve estar em constante transformação até que chegue naquele glorioso futuro celestial em que todas as mudanças cessarão de existir e não serão mais necessárias.
Que Deus nos ajude a continuar crendo na Ressurreição de Cristo e na nossa, para então, sermos agentes poderosos da mudança que Deus quer fazer em nós e em nossa igreja.
Pastor Paulo Emílio
___________________________________________________________________________
Caros irmãos e parceiros no ministério,
Louvamos a Deus por suas vidas e a cada dia temos experimentado do cuidado do nosso Deus com a nossa família. Tem sido um longo inverno e estamos contando os dias para a chegada da primavera. Tivemos a oportunidade de presenciarmos a terceira maior nevasca da história de Chicago, em 24 horas nevou quase 1 metro. Tudo ficou fechado e até para sair de casa foi difícil. Tive que tirar a neve por quase 2 horas para podermos sair. Para os meninos foi só brincadeira, mas para mim foi dor nas costas no outro dia.
Quanto ao mestrado, estou terminando meu segundo semestre e tem sido muito proveitoso. As matérias que tenho mais gostado nesse semestre são discipulado, evangelismo e contextualização. Em julho vou fazer também plantação de igrejas e creio que também será muito interessante e proveitosa.
Tenho acompanhado semanalmente, pelo skype, o desenvolvimento do Norus e do Nurbek no Seminário Palavra da Vida/PA.
Andréa continua trabalhando como voluntária e estudando inglês. Asaph tem progredido na escola e temos visto o esforço dele para melhorar. Elizabeth está bem e crescendo. Não dá para acreditar que ela já vai fazer 11 anos em abril.
Muito obrigado por suas orações e apoio. É muito bom saber que temos irmãos orando por nós e que tem nos acompanhado por esses anos de ministério.
Pr. Marcus Vinícius e Andréa Figueiredo
FELIZ ANIVERSÁRIO!
24/4-Dídimo Costa Soares
24/4-Kamila M. da Silva Pedra
24/4-Karoline M. da Silva Pedra
24/4-Mªdas Dores Rodrigues Faria
25/4-Adriana Regina de Faria
28/4-Lucas Heringer de Oliveira
29/4-Henrique Plácido Simam
29/4-Lorena de Paula G. Carvalho
29/4-Mário Roberto Nascimento
30/4-Ana Beatriz Von R. Miranda
30/4-Philipe Zan Medeiros
FAMÍLIAS NO ALTAR
- Edson dos Santos
- Eduardo Cincunegue
- Elcimar Figueiredo
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
30/4 – Jairo e Zeila
IGREJA SIMPÁTICA
Empenhamos em que a nossa igreja seja acolhedora e simpática com as pessoas que nos visitam. Faça o que estiver ao seu alcance para que nossa igreja possa revelar às pessoas o grande amor de Deus. Recepcionistas: 24 a 30/4 Lúcia, José Eustáquio, Orlandi, Silas, Ezi
SIMPÓSIO DE EVANGELISMO PESSOAL.
Em nossa Igreja, nos dias 10 e 11 de Junho, promovido pela Secretaria Presbiterial de Evangelização do PRDC, em parceria com a Agencia Presbiteriana de Evangelização e Comunicação. Será um treinamento imperdível! Você vai aprender como comunicar o Evangelho de forma bastante simples, e de fácil entendimento. Inscrições serão abertas em breve.
CDS DO REV. CLAUDIO ARAGÃO
Ainda dispomos de alguns CDs do Rev. Claudio Aragão. Irmãos interessados, procurem o Presb. Anísio, com urgência.
PLANTÃO DOS DIÁCONOS
24 a 30/4: Kim, Francisco, Emerson, Márcio
Grupo | Casa |
Betel 3ª Feira | Zilda Fernandes - Miraí, 43 - NSG |
Betânia 3ª Feira | Márcio e Nízia - Osvaldo Cruz, 302/601 centro |
Betsaida 3ª Feira | Valéria Vargas - Leonardo Cristino, 3547/105 |
UPA 4ª Feira | Letícia Gabriela R; 25, 35 (Rua da Univale - campus II- ) saída da porta da Igreja às 19h |
PERGUNTA CATECISMO MAIOR
94. É a lei moral de alguma utilidade ao homem depois da queda?
Embora nenhum homem, depois da queda, possa alcançar a retidão e a vida pela lei moral, todavia ela é de grande utilidade a todos os homens, tendo uma utilidade especial aos não regenerados e outra aos regenerados.
CURSO DE PREGADORES LEIGOS
Com o objetivo de treinar pregadores leigos para uma nova realidade de nossa igreja, iremos ministrar este curso a partir do mês de maio. O treinador será o Rev. Paulo Emilio e as inscrições serão abertas em breve.
MINISTÉRIO DE FAMÍLIA
Agradece a todas as pessoas que participaram do “junta panela” no dia 17. Foi muito bom, o tempo de confraternização e de saborearmos deliciosas artes culinárias. Quem não foi perdeu! Em breve teremos outro.
ATENÇÃO UPA
Louvorzão da UPA. Dia 21/5 (sábado), 20h. aqui na igreja. Cada adolescente deverá trazer um amigo.
“QUINTA DA ESPERANÇA”
Vai começar na primeira quinta-feira do mês de Maio, dia 05, uma programação nova e intensa em nossa igreja. Estamos falando da “Quinta da Esperança”. Teremos preletores especiais, oração pelos desesperançados, desafio para as pessoas entregarem suas vidas a Jesus, oportunidade para ofertar ao Senhor e acima de tudo, a presença do Espírito Santo entre nós. Venha e traga alguém, pois Deus vai te surpreender. E não se esqueça: “Toda Quinta é de Esperança!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário