quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Domingo, 22 de Janeiro 2012

SOCORRO!

“Até quando, Senhor?”

O Salmo 13 é um pedido de socorro que Davi faz a Deus em um momento de profunda dor. Quando Davi escreveu esse salmo, ele estava fugindo de Saul que queria acabar com sua vida. Por muito tempo Davi ficou se escondendo e temendo a morte pelas mãos de seus inimigos. Essa situação em que ele estava vivendo lhe provocava muita dor, pois o tempo passava e nada mudava. Por isso ele começa o salmo dizendo: “Até quando Senhor?”. Constantemente, seus inimigos se levantavam e Davi não conseguia ver essa situação mudar. O salmo, então, é a real expressão de seus sentimentos. Davi estava sentido esquecido e abandonado por Deus, angustiado e perseguido pelos seus inimigos (v. 1, 2). 

Davi é conhecido como homem segundo coração de Deus, mas ele era um ser humano tão frágil como cada um de nós. Por isso, diante de suas angústias e tribulações presentes, ele rasga seu coração diante de seu Deus, expondo o que estava se passando no seu íntimo, revelando a dor de sua alma. As lutas o abatiam e restava a ele apenas clamar por socorro a Deus (v. 3). No seu grito de socorro, Davi diz para Deus olhar para ele, responder suas orações e livrá-lo da morte. Mas o que esse salmo tem a ver conosco?

Nós somos seres humanos normais e passamos por momentos difíceis na vida assim como Davi passou e expressou sua dor no salmo 13. Seja um problema de enfermidade, financeiro, a dor do luto, questões familiares etc., quando o tempo passa e não vemos mudanças ocorrerem nessas áreas, como humanos que somos, seres frágeis, muitas vezes nos sentimos como Davi sentiu: esquecido, abandonado e angustiado. Diante disso, nos cabe apenas clamar por socorro a Deus que é Aquele que pode nos ajudar.