quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Domingo, 19 de Fevereiro 2012

O DESAFIO DE AMAR – PARTE 1

Tenho a convicção que o maior desafio para a igreja ser aquilo que Deus espera dela nos dias atuais é o amor. Amar do jeito que Cristo ensinou não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, amar da maneira correta ensinada por Cristo envolve quebra de tabus religiosos e o abandono de paradigmas tradicionais que muitas vezes as pessoas que se dizem cristãs, não estão dispostas a fazer. Muito mais do que orar ou evangelizar que são ações concretas e direcionadas que podem ter hora, dia e lugar marcados, o desafio de amar é muito mais complexo porque envolve um estilo de vida que a cada minuto de nossa existência precisa ser vivenciado. Nesse sentido, ser desafiado a amar é ser chamado para viver de um jeito diferente e que produza impacto significativo nas vidas das pessoas que estão ao nosso redor ou que surgem em nossas vidas.

Esse desafio fica mais complicado quando lemos as palavras do apóstolo João sobre o assunto. O chamado “Apóstolo do Amor” é bem incisivo, e em uma de suas instruções sobre o tema afirma: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (1Jo. 4:7). No texto bíblico em foco, o desafio de amar está na necessidade de que a vida de amor só pode ser expressa por pessoas que nasceram de Deus. Ou seja, não é uma prática de pessoas que ainda não experimentaram o Novo Nascimento. Simplesmente, tais pessoas ainda não aprenderam a amar porque não conhecem a Deus.

A temática do “nascer de Deus” é bem comum na linguagem do Evangelista João e já no primeiro capítulo do Livro/Evangelho que leva o seu nome ele afirma em 1:12 e 13: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” e no Cap. 3: 3 a 7, ele relata: “Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. Perguntou Nicodemos: Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.”