sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Domingo 04 de Dezembro de 2011

O Natal de Jesus e o Nosso – parte 1

Estamos entrando no mês em que a cristandade ocidental comemora o nascimento de Jesus e no site Wikipédia, a pesquisa sobre o sentido do Natal encontra os seguintes dizeres: “O Natal ou Dia de Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário Juliano,

O Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.

O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que duros doze dias” (confira em http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal).

Não sabemos ao certo quando Jesus nasceu. Segundo os historiadores Jesus não poderia ter nascido nesse período de final de ano. O frio na região ainda é intenso nessa época e em determinados lugares ainda cai neve.

Dessa forma, para José e Maria, se deslocarem de um lugar para o outro debaixo de frio intenso, seria muito difícil e quase impossível.