domingo, 19 de agosto de 2012

19 de Agosto de 2012

COLOCANDO A VISÃO EM PRÁTICA – parte 6

Colocar a visão em prática exige mudança de postura e de comportamento. E a palavra mudança é talvez aquela que mais nos mete medo. Dificilmente assimilamos a questão de efetuar mudanças em nossas vidas. Preferimos o comodismo e a tranquilidade de uma vida segura e previsível. Mas não podemos negar que uma das “mãos” que move o mundo é a mudança.

É por meio dela que o desenvolvimento científico se processou até os nossos dias. Quando lemos a História da humanidade percebemos que o progresso da ciência foi mais ou menos assim: “alguém teve uma visão, e por meio dela, as mudanças foram assimiladas e efetivadas”. A verdade é que apesar de ser dolorida e difícil, a mudança é essencial para que a visão seja levada às últimas consequências.

O texto de Atos 16: 1 a 40 nos remete a princípios elementares para se colocar a visão em prática. Temos pensado sobre ele nas últimas semanas em nosso boletim. Entretanto, mais do que pensar precisamos agir de forma direcionada e concreta. Esse texto nos deixa direcionamentos eficazes para todos aqueles que querem ter uma ampliação de sua vida com Deus e de como uma igreja pode levar à cabo a visão que Deus tem dado para ela.

Em nosso caso específico, precisamos colocar em prática a visão de uma igreja em grupos pequenos que, como as células do corpo humano, se multiplicam de maneira saudável e bíblica. Vejamos então, os segredos de Deus presentes nele.

Para colocar a visão em prática, devemos confiar que apenas Deus pode abrir as mentes e o coração do ser humano para visão (v. 14 e 15). O texto diz que Deus abriu o coração de Lídia para que ela entendesse a visão do Evangelho. A visão foi assimilada por Lídia de tal forma que ela, em seguida, fez de sua casa um ponto de evangelização para os missionários (v. 15).