Como podemos definir a “Teologia da Mudança”? Para alguns é uma expressão nova que sugere mudança de tudo que existe na vida da igreja ou da denominação. Muitos estão equivocados se pensam dessa forma. Talvez pensem assim por sentirem medo da mudança. Entendem que a mudança, na maioria das vezes, é traumática e dolorosa exigindo das pessoas e das igrejas transformações exageradas, que são difíceis de aceitar. Entretanto, quando falamos em “Teologia da Mudança” estamos nos referindo à ação de Deus na história da humanidade visando a transformação do ser humano, fazendo com que ele deixe de ser um pecador distante Dele para ser um pecador ao lado Dele.
Assim é a essência da “Teologia da Mudança”: incompreendida por muitos, mas necessária para todos. Mas, infelizmente, muitos não desejam mudar nem em suas vidas pessoais e nem nas estruturas da igreja local. Desejam permanecer como são e como estão, mesmo que estejam morrendo e com a vida totalmente desestruturada. Mesmo que estejam sem frutos e perdendo pessoas, muitas igrejas não querem mudar a maneira de fazer as coisas. Não querem mudar sua abordagem, suas estratégias e seus líderes não estão abertos a rever seu pensamento eclesiológico, preferindo morrer com suas igrejas e abraçados nos cargos que ocupam. Mas, vamos em frente, porque cremos que a “Teologia da Mudança” é a única saída para a igreja que amamos e que queremos ver cumprindo a sua missão no mundo.
Terminamos o texto da semana passada falando que em nossa igreja a presença dos grupos de crescimento ou das células, como muitos os chamam, representa um excelente sintoma de que a “Teologia da Mudança” pode se concretizar em nosso meio. De fato, o desenvolvimento dos grupos de crescimento dentro de uma perspectiva saudável e bíblica tem condições de produzir a poderosa ação de Deus tão necessária para que a igreja experimente o agir de Deus mudando aquilo que precisa ser mudado nas vidas das pessoas e na igreja local. Entendemos que participar dos grupos de crescimento é querer ver a “Teologia da Mudança” em sua própria vida primeiramente e depois, nas pessoas não cristãs que são convidadas a participar delas.
Infelizmente, a maioria dos membros da nossa igreja não são membros ativos de um grupo de crescimento. Muitos nos dias atuais estão alienados dessa prática e vivem uma vida cristã limitada às grandes reuniões dominicais onde não há genuíno pastoreio, verdadeira comunhão, prestação de contas e formação de liderança (princípios essenciais para um grupo de crescimento saudável). Percebe-se que grande parte das pessoas que não freqüenta os grupos de crescimento não quer que a “Teologia da Mudança” se concretize em suas vidas. Preferem não compartilhar suas lutas e angustias com ninguém e vivem envoltas em uma superficialidade relacional alheia a qualquer possibilidade de transformação e de crescimento em suas vidas. Será que, talvez, não tenha sido essa a verdadeira razão pela qual a implantação da visão de uma igreja em células entre nós não tenha ido para frente? Podemos dar muitas razões para justificar o não envolvimento de grande parte da igreja nesse projeto, mas talvez as causas latentes ainda não tenham vindo à tona.
O recado de Deus para aqueles ausentes dos grupos de crescimento da Igreja Presbiteriana Memorial é simples, porém, direto: as limitações circunstanciais que os impedem de participar de um grupo de crescimento precisam ser vencidas, caso desejem crescer e avançar no Reino de Deus. Pelo contrário, continuarão raquíticos e sem experiência do sentido da verdadeira igreja. Deus tem muito interesse em que a experiência bíblica da ministração de uns aos outros seja materializada na vida de todos os membros dessa igreja e para isso os grupos de crescimento são fundamentais.
Portanto, finalizamos estas palavras afirmando que a “Teologia da Mudança” exige alguns valores necessários que se relacionam a uma nova cultura comportamental nas mentes dos cristãos. Para isso abordaremos nas próximas pastorais sobre tais valores e como estes podem ser materializados em nossa vida comunitária. Até lá!
O recado de Deus para aqueles ausentes dos grupos de crescimento da Igreja Presbiteriana Memorial é simples, porém, direto: as limitações circunstanciais que os impedem de participar de um grupo de crescimento precisam ser vencidas, caso desejem crescer e avançar no Reino de Deus. Pelo contrário, continuarão raquíticos e sem experiência do sentido da verdadeira igreja. Deus tem muito interesse em que a experiência bíblica da ministração de uns aos outros seja materializada na vida de todos os membros dessa igreja e para isso os grupos de crescimento são fundamentais.
Portanto, finalizamos estas palavras afirmando que a “Teologia da Mudança” exige alguns valores necessários que se relacionam a uma nova cultura comportamental nas mentes dos cristãos. Para isso abordaremos nas próximas pastorais sobre tais valores e como estes podem ser materializados em nossa vida comunitária. Até lá!
Pastor Paulo Emílio
DIA GLOBAL DE ORAÇÃO PELA TURQUIA
Aos líderes da Igreja e aos cristãos em todo o mundo,
Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Enviamos nossas saudações como Igreja na Turquia, das terras de Noé, de Abraão, de Paulo, do Ararate e Harã, de Antioquia, de Éfeso (uma das sete igrejas do Apocalipse), da Galácia, cenários de tantos acontecimentos bíblicos. E ressaltamos que, ainda hoje, o número de cristãos em nossa região é inferior a 0,1% da população de 72 milhões de habitantes. Escrevemos, portanto, pedindo compaixão e atitude. Precisamos urgente de um clamor em conjunto. Como líderes nas igrejas da Turquia, convocamos a todos para orar, para participar de uma campanha que enfoque o país onde atuamos. A oração é necessidade essencial de todo cristão, é canal de súplica e gratidão, poderosa ação nas mãos de Deus.
Por que orar pela Turquia nesse momento? Porque aqui o solo para evangelização é árido e a batalha nos céus é dura. Nos últimos anos, temos sentido preocupação crescente e um peso no coração ao ver situações alarmantes, como a que ocorreu com três dos nossos irmãos, que foram torturados e brutalmente assassinados na cidade de Malatya, em 18 de abril de 2007. No ano de 2009, rogamos ao mundo para juntar-se a nós para o “Dia Global de Oração pela Turquia”, que passou a acontecer exatamente no dia 18 de abril, anualmente. Sendo assim, desejamos imensamente que você possa reservar 2 a 3 minutos do seu tempo para investir em oração pela Turquia , no dia 18 de abril.
Pedimos que dirija seu pensamento e coração para um país distante que necessita de “cobertura espiritual”. Ore para que a igreja turca seja ungida e fortalecida no Espírito Santo para viver para a glória de Deus. Ore para que o resultado destas orações traga esperança e bênçãos para a nação turca. Saiba que neste breve momento de oração, você estará se unindo a milhões em todo o mundo pela mesma proposta. Redigimos esta carta em três partes: (a) uma introdução explicativa, (b) uma pequena carta que você poderá ler para sua congregação no domingo de 18 abril, (c) uma pequena lista de motivos de oração para direcionar o tempo de intercessão.
Você pode encontrar mais detalhes sobre a igreja na Turquia, bem como outros temas de oração, juntamente com links para mais informações no www.prayforturkey.com, onde também há um vídeo de três minutos sobre o tema. E para solicitar mais dados, escreva para prayforturkey@gmail.com.Ansiosos, agradecemos por seu interesse e senso cristão em ajudar a espalhar o Evangelho pelo mundo. Lembre-se de que: “A TURQUIA PRECISA DE VOCÊ!” Em Cristo,Aliança das Igrejas Protestantes na Turquia.
FELIZ ANIVERSÁRIO!
17/4-Lucas de Castro Teles
17/4-Mônica Ribeiro R. Monte Alto
19/4-Jaqueline Valentim
23/4-Cleidson Rafael Cardoso Silveira
23/4-Jorge Luiz Guedes
FAMÍLIAS NO ALTAR
ü Elza Coelho de Oliveira
ü Erasmo Figueiredo
ü Expedito Sérgio de Faria
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
21/4 – Marcos Silva e Verônica
IGREJA SIMPÁTICA
Empenhamos em que a nossa igreja seja acolhedora e simpática com as pessoas que nos visitam. Faça o que estiver ao seu alcance para que nossa igreja possa revelar às pessoas o grande amor de Deus. .
Recepcionistas: 17 a 23/4: Suzana, Humberto, João dos Santos, Claudia, Calmo
REUNIÃO PLENÁRIA DA UPA
Atenção adolescentes! Hoje logo após a Escola Dominical, haverá reunião plenária da UPA. Será bem rapidinho para participarmos do “Junta panela”. Contamos com a participação de todos.
REUNIÃO INSPIRATIVA SAF/UPH
Será nesta quarta feira, 20/4, na casa do Presb. Dídimo C. Soares. R: Santos Dumont, 853 – B: Lourdes.
SIMPÓSIO DE EVANGELISMO PESSOAL
Em nossa Igreja, nos dias 10 e 11 de Junho, promovido pela Secretaria Presbiteral de Evangelização do PRDC, em parceria com a Agencia Presbiteriana de Evangelização e Comunicação. Será um treinamento imperdível! Você vai aprender como comunicar o Evangelho de forma bastante simples, e de fácil entendimento. Inscrições serão abertas em breve.
CDS DO REV. CLAUDIO ARAGÃO
Ainda dispomos de alguns CDs do Rev. Claudio Aragão. Irmãos interessados procurem o Presb. Anísio, com urgência.
Grupo | Casa |
Betel 3ª Feira | Maria Barreiros: 30 de Janeiro, 316 - GD |
Betsaida 3ª Feira | Maria José: Venceslau Bráz, 288 – S. Rita |
Betesda 3ª Feira | Fernando e Neire: Av. Itália, 94 - GD |
Betânia 3ª Feira | Márcio e Nízia: Osvaldo Cruz, 302/601 centro |
Shekinah 3ª Feira | Mário e Adonira: Arthur Foratini, 200 - NSG |
PERGUNTA CATECISMO MAIOR
93- Que é a lei moral?
A lei moral é a declaração da vontade de Deus, feita ao gênero humano, dirigindo e obrigando todas as pessoas à conformidade e obediência perfeita e perpétua a ela - nos apetites e disposições do homem inteiro, alma e corpo, e no cumprimento de todos aqueles deveres de santidade e retidão que se devem a Deus e ao homem, prometendo vida pela obediência e ameaçando com a morte a violação dela.
PLANTÃO DOS DIÁCONOS
17 a 23/4: João dos Santos, Silas, Fábio
24 a 30/4: Kim, Francisco, Emerson, Márcio
UMA IGREJA VIVA NÃO SOBREVIVE SEM ORAÇÃO
Quem ama Deus e está enxertado em Cristo não vive sem oração, não somos autossuficientes. Não podemos caminhar vitoriosamente com as nossas próprias forças. Precisamos encontrar tempo para orar. Esse tempo é toda segunda-feira às 19h30 e toda quarta-feira às 15h oração pelas famílias.
CURSO DE PREGADORES LEIGOS
Com o objetivo de treinar pregadores leigos para uma nova realidade de nossa igreja, iremos ministrar este curso a partir do mês de maio. O treinador será o Rev. Paulo Emilio e as inscrições serão abertas em breve.
ACAMPAMENTO 2011
Últimos dias para sua inscrição. Sairemos no dia 21 (quinta-feira) bem cedinho e retornaremos dia 24(domingo) após o almoço. Inscrições com o Delson. Valor: R$ 60,00
Onde será o Acamp?
ResponderExcluir