segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Avivamento: modismo ou necessidade – parte 2

Quando falamos sobre Avivamento uma pergunta específica e direta precisa ser respondida: queremos realmente experimentá-lo? Em outras palavras, estamos dispostos a vivenciá-lo da forma que Deus quer? Ou queremos estabelecer para ele as nossas regras humanas e denominacionais? Muitos pastores e líderes não falam sobre o assunto pela simples razão de não se abrirem para Deus a partir da perspectiva Dele, mas querem, veladamente, estabelecer suas estratégias e métodos para o Avivamento.

Um dos princípios básicos sobre a obra do Avivamento relaciona-se à Soberania de Deus e não à nossa. O Dono do Avivamento é Deus e não o homem. Isso precisa ficar bem assentado em nossas mentes, caso queiramos pedir a Deus uma manifestação soberana Sua sobre a igreja. Muitos pastores que afirmam crer na doutrina da Soberania de Deus não a levam até as últimas conseqüências e para além de suas concepções denominacionais e históricas. Dizem-se calvinistas e defendem a Soberania de Deus de forma parcial e condicional, pois estão presos a uma concepção cultural e filosófica disfarçada de Teologia Sistemática. Tentam enquadrar a ação da Divindade em suas interpretações teológicas e percepções pessoais, que pela sua natureza, se distanciam da Teologia Bíblica e da Teologia Prática. Preferem a sistematização do que a liberdade prática e imanente de Deus.

Quando são questionados sobre a liberdade de Deus em agir da forma e da maneira como Ele quer, respondem que o Soberano não pode mais fazer nos dias de hoje como fez no passado (vejam a contradição de termos), pois não é assim que Deus age mais, pelo fato de não haver mais necessidade para isso. E até encontram razões bíblicas para justificar a inércia divina com relação ao Avivamento. Esquecem-se de que a própria História da Igreja Cristã nega-lhes a verdade e a autorização para falarem em nome de Deus. Em toda a sua história, a igreja de Jesus já passou por situações concretas da ação soberana de Deus, reavivando a igreja e trazendo uma revitalização poderosa do Espírito Santo sobre ela, e nesses momentos Deus agiu de modo inesperado e fora dos padrões de conduta normais e denominacionais.

O Avivamento é mais ou menos do jeito como o profeta Isaías afirma no capítulo 64 de sua profecia: “1 Ah, se rompesses os céus e descesses!  Os montes tremeriam diante de ti! 2 Como quando o fogo acende os gravetos e faz a água ferver, desce, para que os teus inimigos conheçam o teu nome e as nações tremam diante de ti! 3 Pois, quando fizeste coisas tremendas, coisas que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram diante de ti. 4 Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.”.

Essa é uma das razões que nos faz pensar no Avivamento como uma necessidade e não como um modismo humano, controlado ou fabricado por aqueles que “determinam” a maneira e o modo de Deus atuar ou de não atuar. Um fato que nos alenta quanto a isso e do qual nunca devemos nos esquecer é que Deus não tem uma denominação. Aleluia! E por isso não está preso as condições de nossa Teologia denominacional por melhor que ela seja. Deus é livre e apenas Ele o pode ser. A ninguém deve prestar contas, diferente de nós humanos e mortais.

Certa vez, uma irmã me chamou de um “pastor avivado” e eu falei para ela que estava longe de ser uma pessoa avivada, mas que era um pastor animado pela busca por um verdadeiro Avivamento que tivesse fundamento não em mim, mas apenas em Deus. Que esta seja a nossa busca, postura e esperança. Na semana que vem daremos continuidade a essa temática para pensarmos sobre os aspectos que fazem do Avivamento do Espírito uma urgente necessidade para cada um individualmente e para toda a igreja. Um grande abraço daquele que crê, espera e busca!
Pr.  Paulo Emílio
                                                                                                                                                                                         


Irmãos queridos,


Escrevemos para compartilhar mais uma grande alegria. Quis o Senhor que nossa família crescesse um pouco mais e nos presenteou com um lindo filho do coração! O recebemos semana passada, através do conselho tutelar. Um indiozinho da etnia Baré, chegou ao nosso lar com 33 dias de vida e lhe demos o nome de Micael.

Estávamos na fila de adoção há cerca de um ano e meio, mas não esperávamos que fosse agora. Nos últimos meses, entretanto, a Maria Elisa começou a pedir um “irmãozinho” e dissemos a ela que orasse a Papai do Céu, o que ela passou a fazer com freqüência. Deus ouviu suas orações e aqui estamos nós dormindo menos, mas desfrutando de uma indizível alegria.

Maria Elisa assumiu seu posto de irmã mais velha, tratando o Micael como “nosso nenê”. Ajuda a cuidar, brinca com ele e se diverte. Elisângela e eu estamos tentando reorganizar a dinâmica do lar e do ministério, mas curtindo cada momento com nosso pequeno. Deus é muito bom e tem cuidado de nós.

Felizes da vida, n’Aquele que é o Senhor da existência, Cácio e Elisângela + Maria Elisa e Micael.






 

Feliz Aniversário

21/8-Débora Ferreira Matias
24/8-Adriana da Costa Pereira
26/8-Fabio E. Velame Silva

Famílias no Altar

·         Maria José Rabelo
·         Maria Gonçalves Neves
·         Maria Aparecida dos Reis

Programação da Semana Missionária

Estamos quase chegando! Uma semana inteira falando de missões. Não deixe de se envolver e participar.

04/09– Domingo:  EBD e Culto-  Participação dos missionários Marilene e Thimoty (Missão Presbiteriana de Londres)

05/09– 2ª Feira:  Reunião de Oração pró missões, às 19h30m com a participação  dos missionários Marilene e Thimoty.

06/09– 3ª Feira – Vigília de Oração (19h30 até às 24h). Motivos: Pátria, Avivamento e Missões.
Obs.: Todos os grupos de Crescimento irão se reunir na igreja;

07/09– 4ª Feira: 15h:  Oficina 1 – Tema: “Eu, um missionário” – Preletor: Pastor Joanito Ribeiro de Oliveira da Assembléia de Deus Missão Mundial – Conjunto SIR – GV

15h:Oficina 2 – Escola da Vida – Preletor: Missionário Armando Deoli – (MPC – Salvador/BA). 19h30m- Peça Teatral: “Tortura” Companhia de Teatro Jeová Nissi

08/09 – 5ª Feira:  19h30m  Culto Missionário. Participação do Grupo Dynamus
09 a 11/09, às 19h30 - 12ª Conferência Missionária

Tema: Erguei os vossos olhos

Preletor: Pastor Jasiel Botelho

10/09 – Sábado  15h - Oficina 1 – Praticando o evangelismo nas células – Preletor: Rev. Marcelo Montini, da 1ª Igreja Presbiteriana de Coronel Fabriciano/MG

Oficina 2- 15h:  Evangelização Urbana – Preletor Rev. Edinaldo – Comunidade Videira – Ipatinga/MG.


Grupo
Casa
Betel
3ª Feira
Solange Barbosa
Miraí, 43 - NSG
Betesda
3ª Feira
Fernando e Neire
Itália, 94 - GD
Betsaida
Sábado
Ruth Duarte
07 de setembro, 3310/101
UPA
4ª Feira
Márcio Junior
Osvaldo Cruz, 302/601

Programações da UPA  

Vigília da UPA – Todos os adolescentes estão convidados para a vigília da UPA na próxima 6ª feira (26/8), na casa do Victor Tigre.

Intercâmbio com a UPA de Aracruz – Dias 03 e 04 de setembro aqui na Igreja.

Noite das Tortas- Dia 28 após o culto. Vários sabores por um precinho especial.

Só para Mulheres

Vem aí, mais um passeio para as mulheres da igreja.  Dias 12 a 15 de novembro nas lindas praias de Mucuri/BA. Valores: Entrada de 35,00 (até o dia 25/8), mais 3 parcelas de 35,00 – Setembro, Outubro e Novembro.

Inscrições com a Nilda.

Cada Dia Natal

Reserve seu exemplar do Cada Dia Natal/2011 ao preço de R$ 1,00 por exemplar. Use-o como cartão de Natal, para cumprimentar vizinhos, amigos e familiares não crentes. Reservas na secretaria da Igreja ou com o Presb. Anísio.

Orando em Família – 2011

Já estamos recebendo as encomendas do devocionário "Orando em Familia" para o ano de 2012. Reserve seu exemplar com o Presb. Anísio. Cada exemplar custará R$ 20,00.

SAF x UPH

Debate próxima quarta-feira às 19h30m na casa do Silas e Orlandi.

Ministério de Recepção

21 a 27/08 - Suzana, Humberto, João dos Santos, Claudia, Calmo.

28/08 a 03/09 - Lúcia, José Eustáquio, Orlandi, Silas, Ezi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário