sábado, 28 de julho de 2012

29 de Julho de 2012

COLOCANDO A VISÃO EM AÇÃO – parte 3

Quando se recebe a visão de Deus para a vida da igreja ou ministério pessoal, colocá-la em prática é a tarefa mais complicada que existe. Alguns princípios precisam ser levados em prática para que isso aconteça. Sem eles, a visão corre sério risco de ser perdida e esquecida.

Tais aspectos não são imutáveis e engessados, pelo contrário, por serem princípios, precisam ser flexíveis e adaptáveis às mais variadas situações, porém assumem uma caracterização de fundamentos necessários para aqueles que pretendem se empenhar nas mudanças que a visão propõe.
 
Olhando para o texto de Atos 16: 1 a 40 encontramos dicas importantes deixadas pelo historiador e médico Lucas sobre como colocar em prática uma visão de Deus para a igreja ou ministério. O texto relata o início da segunda viagem missionária de Paulo e de seus amigos.

Eles são impedidos de pregar o evangelho em alguns lugares e, quando estavam meio que perdidos, sem saber a direção certa, Paulo recebe uma visão e vai para a Macedônia pregar o evangelho.
 
Fruto de uma nova visão, aqueles irmãos se moveram de maneira poderosa e convicta, levando-os a plantar a primeira igreja da Europa Antiga, em Filipos. Portanto, quais são os princípios presentes no texto que podem nos ajudar a colocar a visão em prática?

Em primeiro lugar, para se colocar a visão em prática, precisamos de discernimento do Espírito. O texto diz que eles foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar o evangelho na Bitínia e na Mísia (v. 6 e 7). Eles até insistiram, mas a vontade do Espírito prevaleceu.

Infelizmente acontece da mesma forma com muitas igrejas: ficam insistindo com suas próprias forças e não perguntam ao Espírito qual é a vontade de Deus para elas. Sem discernimento espiritual o resultado é secura e ausência de frutos.

Precisamos ser sensíveis ao Espírito para então, deixar de lado nossa vontade e nossa visão e colocar em prática a vontade e visão do Espírito. Em segundo lugar, para se colocar a visão em prática, precisamos de abertura ao sobrenatural de Deus. Lucas destaca que a noite Paulo teve uma visão (v.9).

Não sabemos como aquilo aconteceu, mas o texto revela que Paulo viu um homem macedônio pedindo ajuda. Foi uma manifestação carismática e bem fora dos parâmetros naturais.

Geralmente é assim, a visão ultrapassa a compreensão humana e terrena. A visão é algo grandioso e sobrenatural que o homem natural não consegue compreender.

A pessoa ou igreja que deseja experimentá-la precisa estar aberta a um movimento sobrenatural de Deus e do Espírito. A visão de Deus nunca é carnal ou humana, pelo contrário, pertence ao Reino do Espírito. Em terceiro lugar, para se colocar a visão em prática, precisamos de gente disposta a nos acompanhar na visão.

Está escrito que depois que ele teve a visão, Paulo e seus companheiros se dirigiram a Macedônia (v.10). Paulo tinha a consciência que sozinho, ele não conseguiria colocar a visão em prática. Ele precisava de gente que quisesse o acompanhar naquele negócio. Sem gente, a coisa não acontece.

É por isso que Jesus falou que deveríamos rogar ao Senhor que nos envie trabalhadores para a seara. A visão precisa de trabalhadores! Pessoas que se disponham a colocar a mão na massa e não a serem assistentes de cultos ou meros frequentadores de igreja.

A visão não é para pessoas preguiçosas, mas para gente disposta e animada com a direção que o Espírito está dando. Na semana que vem, daremos continuidade aos ensinamentos deixados por Lucas para que a visão seja colocada em prática. Grande abraço!
Paulo Emílio
Queridos irmãos da igreja Presbiteriana Memorial,

Hoje completam cinco semanas que cheguei na Irlanda, e Deus tem me abençoado e aberto portas para eu ser canal de bênçãos nesse pais. Estou muito feliz de estar aqui, porque foi Ele que me trouxe e tem me capacitado para toda a boa obra.

Tenho trabalhado não só com pessoas com problemas físicos e mentais, como também, trabalho nos workshops (lavanderia e loja de artes) da comunidade, juntamente com outros voluntários de vários países. É um trabalho intensivo e quando tenho tempo nos intervalos, compartilho o que Deus tem feito na minha vida.

Alguns são abertos para ouvir, outros já ficam resistentes quando falo que Deus é quem dirige minha vida, foi Ele que abriu as portas para eu vir, etc. Tenho conversado com uma mulher russa que está bem interessada, que nunca ouviu nada sobre Deus e nunca pisou numa igreja de qualquer religião.

Aqui que tem budistas, espíritas, católicos, hinduístas e ateístas. A direção dessa comunidade se diz aberta para todas as religiões, mas não aceitam quando se fala de Jesus abertamente.

Tenho frequentado uma igreja Metodista numa cidadezinha mais próxima, porque a igreja Presbiteriana é bem longe e como moro numa fazenda bem no interior, é difícil arrumar condução, carona.

As mensagens pastorais são muito bíblicas e antes da celebração da Ceia do Senhor, o pastor dá um tempo para quem quiser compartilhar alguma bênção acontecida durante a semana ou mês, na frente da igreja.

Já conversei com o pastor dessa igreja, para começarmos uma reunião com estudos bíblicos com os voluntários da comunidade onde trabalho, que na maioria são bem jovens. O pastor ainda não me deu a resposta, conversarei novamente depois que ele voltar de férias.

O campo é muito grande para evangelismo e tenho tentado aproveitar todas as oportunidades, mas preciso do apoio de um pastor ou líder de uma igreja evangélica para me ajudar.

Motivos de oração:

1- Orem para que Deus continue me usando para honra e glória Dele.

2- Para que Deus me dê muita sabedoria, discernimento não só para falar, mas principalmente para testemunhar com minhas atitudes, que falam mais que palavras.

3- Para que as portas se abram para fazermos esse estudo bíblico, pois conversando com um dos líderes da comunidade sobre esse trabalho, ele mostrou resistência.

3- Para eu conseguir pagar o restante da minha passagem aérea porque meu trabalho é mais voluntário e ganho o mínimo do mínimo.

4- Para a minha saúde, para que eu não venha adoecer porque o sistema de saúde aqui é pago e pagar um plano de saúde é ainda mais caro.

Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas, os irmãos que oraram e me abençoaram financeiramente para a minha vinda.

Que Deus continue abençoando a cada um de vocês aí na igreja Memorial! Muito obrigada mesmo por tudo, estou orando pelos irmãos e continuo contando com as orações dos irmãos. Em Cristo Jesus,
Missionária Miriam Dias

Feliz Aniversário!

28/ 7-José Aécio Lima
30/ 7-José Ramires Santa Rosa
30/7-Mellissa Duque Nascimento
4/ 8/-Fernando Correia da Silva

Aniversário de Casamento

31/7 – Gustavo e Ester
31/7 – Deli e Manoel

Famílias no Altar

Maraíse Isabel
Madsson Lúcio de Oliveira
Pr. Marcus Vinícius
Maria Regina Marques

AMAS

Priorize 1 hora de sua semana para exercer o seu dom! No mês de agosto iniciaremos nossas atividades, toda 4ª feira, nos seguintes horários:

Manhã:08h às 09h; 09h às 10h; 10h às 11h
Tarde: 16h às 16h; 16h às 17h; 17h às 18h
Noite: 18h às 19h; 19h às 20h; 20h às 21h

Atividades a serem desenvolvidas e voluntários: Aula de reforço escolar (português e matemática): Diego, Almeny, Deni, Nízia

Musicalização (violão, contra-baixo, teclado): Fábio Velame
Recreação: Giancarlo
Artesanato: Ezi, Lia, Manu
Informática: Deni
Apoio/organização: Zenilda, Claudete, Orlandi, Nizia

Seja um voluntário! Dê seu nome para Adriana, Nízia ou Zenilda.

Doe sangue, Doe vida

Participe da campanha especial da Confederação Sinodal do Trabalho Masculino, comparecendo no Hemominas, no dia 04 de agosto no horário de 07h às 11 horas.

Culto de Gratidão

Nesta terça feira, (31/07), às 19h30m, na Igreja Presbiteriana Filadélfia, será realizado o Culto de Gratidão a Deus, pelo aniversário de organização da Confederação Sinodal Rio Doce (veja cartaz no quadro de avisos). Todos são convidados.

Grupos de Crescimento

Casa
Grupo
Betel
3ª Feira
Zilda
Miraí, 43 – NSG
Betesda
3ª Feira
Elza Coelho
Gibraltas, 35 – GD
UPA
4ª Feira
Victor Tigre
Antonietes Fernandes 70/101

Classe para Iniciantes na Fé

No mês de agosto, daremos início a nossa classe para os novos na fé, que desejam batizar e professar sua fé em nossa igreja. Os irmãos que desejarem participar dessa classe deverão fazer a sua inscrição na secretaria da igreja, com Adriana, durante a semana. O conselho da igreja decidiu que os irmãos desejosos de fazerem parte dessa classe participarão de um Retiro de Formação Espiritual de um final de semana, com o pastor Paulo Emílio e o presbítero José Ferreira, em local a ser divulgado, onde acontecerão as ministrações. Em breve, diremos a data e o local desse Retiro.

SAF

A SAF realizará um mutirão social no bairro Jardim do Trevo no dia 18 de Agosto. Estamos precisando da doação de: creme dental, e escova de dente infantil. As doações poderão ser entregue para Marta Sueli.

Executiva da SAF

A presidente convoca a executiva, para reunião de planejamento amanhã, 30/7 às 19h30 aqui na Igreja.

Plenária da SAF

Todas as sócias estão convocadas para a reunião plenária no próximo domingo, 05/8 em 1ª convocação às 18h e 2ª convocação às 18h30.

Só para Mulheres III

Vem aí, o nosso 3º passeio só para as mulheres. Uma viagem para descanso e lazer. Será no mês de novembro, em Guriri/ES e poderá ser pago em 4 parcelas de R$ 38,00. Procure o carnê com a Selma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário