sábado, 21 de julho de 2012

22 de Julho de 2012


COLOCANDO A VISÃO EM AÇÃO – parte 2

Se sua visão é para um ano, plante trigo. Se sua visão é para uma década, plante árvores. Se sua visão é para toda vida, plante pessoas” – Provérbio chinês.

Falamos na semana passada sobre a importância de se ter uma visão clara e definida para a igreja local. Vimos também as características de uma visão que esteja em consonância com a vontade de Deus e de longo alcance. Sem visão o povo perece e sem sábia direção a caminhada fica impraticável. O provérbio chinês acima fala que se temos uma visão para a vida toda precisamos plantar pessoas. É verdade: investir na vida de pessoas faz toda a diferença.

Quando pensamos naquilo que Jesus fez nos Evangelhos entendemos que até hoje colhemos frutos benéficos do investimento que ele fez nas vidas de doze pessoas. Deveríamos seguir o exemplo de Jesus e começar a “plantar pessoas”, já que a visão de uma igreja deve ser algo para muito tempo, apesar de muitos desejarem algo instantâneo e que produza resultados imediatos na vida da igreja.

O que significa “plantar pessoas” na perspectiva de Jesus, que, certamente, é totalmente diferente da ideia chinesa? “Plantar pessoas” para Jesus tem relação direta com o caráter do discipulado. A visão de Jesus ao olhar para os seres humanos é de vê-los com um caráter semelhante ao seu. Com uma vida que tenha identificação com a sua. Ele ainda os vê como potenciais transformadores.

Foi assim com Pedro, o experiente pescador do Lago de Genezaré. Ele disse para Pedro: “Doravante serás pescador de homens” (conf. Lucas 5:10). Que visão gloriosa Jesus teve naquele momento! Certamente, Jesus viu algo que ninguém viu: Pedro de pé pregando três anos e meio depois para uma grande multidão e três mil pessoas arrependidas e rendidas ao senhorio de Cristo (conf. At. 2: 14 a 41).

O investimento na vida de Pedro, as “pedradas” que Jesus ouviu de Pedro, as falhas de caráter do apóstolo em estado de brutalidade, as sugestões egoístas daquele pescador da Palestina, tudo isso, revelaram o caráter do discipulado de Jesus na vida daquele homem. Vale à pena pontuar que passando por tudo isso Jesus estava com a sua visão voltada para o futuro e não para aquele presente desanimador.

Jesus sabia desse princípio: uma visão sempre aponta para um futuro glorioso, mesmo que o presente seja nebuloso e sem esperança. Apesar de ser um brutamontes, Pedro preferia estar do lado de Jesus a ao lado dos fariseus e religiosos de sua época (conf. João 6: 66 a 69). Mesmo sendo um cara cheio de contradições e de medos, Pedro queria ter comunhão com Jesus (conf. João 13: 6 a 9).

Assim era o investimento visionário de Jesus em Pedro. Para nossa visão ser colocada em prática precisamos seguir o exemplo do Mestre: perseverar e investir em pessoas nas quais parecem ser uma terrível perda de tempo, mas que estão desejosas de aprender e crescer na graça e no conhecimento de Cristo.

Precisamos investir mais em pessoas e menos em prédios, cadeiras, estrutura física e outros utensílios eclesiásticos. Nunca podemos nos esquecer de que as pessoas valem mais do que as coisas de Deus! Precisamos investir tempo e dinheiro em uma visão que priorize o cuidado, o pastoreio e o alcance de pessoas, pois no final das contas, é isso que vai contar quando chegarmos à eternidade.

E é para isso que Jesus teve a ideia na de plantar uma igreja de pessoas. Que o Senhor abra nossas mentes antes que seja tarde. Grande abraço, semana que vem, com a Graça de Deus, continuaremos a explorar essa temática!

Paulo Emílio

Aos irmãos, mantenedores e amigos,

Terminamos o nosso segundo trimestre e começamos o mês de julho numa situação bem tranquila em Timor-Leste. Graças a Deus passou a eleição mais importante com igual tranquilidade em relação às duas anteriores.

Além do mais na formação de governo aqui costuma ser meio turbulento, mas pela graça de Deus parece que eles têm tomado juízo e não haverá problema na formação do próximo governo.

Com isto, o país tem gozado de paz e tranquilidade. E nós que moramos aqui agradecemos muito a Deus por isto, porque na paz da cidade e do país, nós também temos paz, como nos diz o profeta Jeremias.

O trabalho do Senhor continua caminhado bem aqui, embora continuemos a reunir debaixo da tenda, os trabalhos tem progredido bem e temos também tido excelentes trabalhos nas casas com os grupos familiares.

O dia da independência aqui este ano deu num domingo e fizemos um culto de ações de graça pela independência do Timor, foi uma experiência boa para a nossa igreja.

Há possibilidade de termos terrenos em excelente posição na cidade para construirmos a igreja, mas os documentos ainda não foram obtidos, as coisas aqui tendem a ser muito moroso, o que algumas vezes chegamos a ficar sem paciência, mas Deus tem nos abençoado e temos aprendido a ter paciência aqui.

Todavia, cremos que ainda este ano tenhamos posse dos documentos do terreno e já poderemos construir.

Já éramos para estar de posse com os documentos destes terrenos. Os nossos cursos de português foram muito bem e conseguimos terminar mais duas turmas em nosso projeto.

Agora é o período das férias escolares e a maioria viaja para as suas casas no interior, com isto em agosto já temos muita procura para recomeçar os nossos cursos de português e começaremos três novas turmas.

A língua portuguesa devagarzinho vai entrando em Timor, mas tem entrado no tempo deles e não no nosso. O que para eles é um tempo normal, nós achamos que é devagar, mas está dia a dia fazendo parte da vida deles e nós temos contribuído com os nossos cursos de português.

Tivemos a oportunidade de mais uma vez fazer trabalhos especiais de evangelização com crianças em nosso bairro e também no Orfanato Samaria.

Tivemos a ajuda de algumas professoras brasileiras que estão aqui no abrigo do acordo de cooperação entre o governo do Brasil e do Timor. Foram às professoras Rosilene (Presbiteriana de Gov. Valadares) e a Márcia (Presbiteriana Independente de S. Paulo).

Ambas ajudaram no trabalho com as crianças aqui em nosso bairro e no orfanato. A Rosilene também participou intensamente das outras atividades da nossa Igreja aqui em Díli.

MOTIVOS DE LOUVOR

- Pela conclusão de mais duas turmas de português.

- Pelo meu programa de rádio, que continua caminhando muito bem.

- Pelas atividades da nossa igreja, tanto nos cultos na igreja, como os cultos nas casas.

- Pela aprovação dos meninos na escola, com méritos.

- Pela tranqüilidade de todo o processo eleitoral em Timor.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

- Para conseguirmos os documentos do terreno no governo, com a pessoa que vendeu para a igreja está tudo certo, falta o governo liberar o documento.

- Para que o próximo governo de Timor-Leste governe bem com competência e sem corrupção.

- Para que tenhamos os recursos para a construção da nossa igreja.

- Para que os nossos crentes tenham um compromisso real com o Senhor Jesus e percam o medo de testemunhar do evangelho.

Em Cristo Rev. Celso Dias Alves

Feliz Aniversário!

22/7-Carlos Márcio de Oliveira
23/7-Rayry Garcia Cincunegue
25/7- Davi Braga Santos
26/7-Glacilda Heringer Lins Werner
28/7-José Aécio Lima

Aniversário de Casamento

23/7 – Felipe Boechat e Ji Ea
27/7 – José Pedra e Max
27/7 – Fábio e Juliana

Famílias no Altar

Letícia Gabriela
Pr. Luiz Carlos Ferreira

AMAS

A AMAS (Associação Memorial de ação Social), recebeu vários equipamentos/ materiais do Ministério Público, que possibilitará diferentes Projetos Sociais para crianças e adolescentes carentes. Projetos: alfabetização e reforço escolar, musicalização, informática, recreação e artesanato.

Voluntários: Francielle, Diogo, Diego, Lia, Ezi, Deni, Orlandi. ESTAMOS PRECISANDO DE MAIS VOLUNTÁRIOS!! Coloque seu DOM em prática. Hoje às 18h teremos uma reunião. Venha participar conosco!

Reunião Inspirativa SAF/UPH

Será na quarta-feira (25/7), na casa do Joaquim Cesário e Maria. R: Juiz Fulgêncio Pimenta, 115/104 bloco: B – Bairro: Grã Duquesa.

Doe sangue, Doe vida

Participe da campanha especial da Confederação Sinodal do Trabalho Masculino, comparecendo no Hemominas, no dia 04 de agosto no horário de 07h às 11 horas.

Grupos de Crescimento

Grupo
Casa
Betel
Recesso
Betsaida
Recesso
Betânia
2ª Feira
Calmo e Wanderléia
Antônio Figueiredo , 98 – Sion
Betesda
3ª Feira
Jair e Ana Lúcia
14 de julho, 465 – NSG
Jordão
3ª Feira
Maria Gonçalves
São José, 48 – NSG
UMP
3ª Feira
A definir
UPA
4ª Feira
Victor Tigre
Antonietes Fernandes 70/101

Só para Mulheres III

Vem aí, o nosso 3º passeio só para as mulheres. Uma viagem para descanso e lazer. Será no mês de novembro, em Guriri/ES e poderá ser pago em 4 parcelas de R$ 38,00. Procure o carnê com a Selma.

Classe para Iniciantes na Fé

No mês de agosto, daremos início a nossa classe para os novos na fé, que desejam batizar e professar sua fé em nossa igreja. Os irmãos que desejarem participar dessa classe deverão fazer a sua inscrição na secretaria da igreja, com Adriana, durante a semana. O conselho da igreja decidiu que os irmãos desejosos de fazerem parte dessa classe participarão de um Retiro de Formação Espiritual de um final de semana, com o pastor Paulo Emílio e o presbítero José Ferreira, em local a ser divulgado, onde acontecerão as ministrações. Em breve, diremos a data e o local desse Retiro.

SAF

A SAF realizará um trabalho social no bairro Jardim do Trevo no dia 18 de Agosto. Estamos precisando da doação de: creme dental, sabonete e escova de dente. As doações poderão ser entregues para Marta Sueli.

RESOLUÇÕES DO CONSELHO 19/07/12

1. Presbíteros presentes: Mário Roberto Nascimento, José Raimundo Pedra, Delson Costa Soares, André de Souza, Jose Ferreira da Silva, Anísio Muzzi Portugal, Gilmar de Oliveira, Claudemiro Dantas da Cunha, Mádsson Lúcio de Oliveira e licenciado Carlos Felipe Velame Silva;

2. Elaborou escala para dirigir os trabalhos da Congregação de Virgolândia composta pelos seguintes irmãos: 02/07- Licenciado Carlos Felipe Velame Silva; 29/07 – Rev. Paulo Emílio, Presbíteros Anísio Portugal e José Pedra; 05/08 – Presbíteros Gilmar de Oliveira e Andre de Souza.

3. Aprovou em caráter experimental, retiro espiritual com candidatos a dar pública profissão de fé em substituição a classe de catecúmenos. O mesmo será ministrado pelo Rev. Paulo Emílio em um local a ser definido; 

4. Aprovou reativação do horário para reunião de oração do conselho a ser realizado todos os domingos de 18h30m às 19h30m com início a partir de Agosto/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário