Temos escrito nessas linhas nas últimas três semanas sobre a relação entre Jesus e os paradigmas de sua época, procurando também, fazer uma relação entre a maneira como lidamos com os nossos paradigmas nos dias atuais.
Não podemos negar a importância dos paradigmas para a manutenção de uma cultura e, no caso específico, da nossa sociedade. Sem eles estaríamos perdidos, sem um ”norte” e sem nenhuma orientação. Eles, os paradigmas, são úteis nos tempos em que o caos e os conflitos sociais se manifestam dentro de uma sociedade.
Em situações como essa, a convicção que os nossos paradigmas nos trazem, transforma-se em fundamento necessário para que não fiquemos como folhas jogadas ao vento. Portanto, negar a essencialidade dos paradigmas, em certo sentido, é negar o fundamento da existência humana. Talvez, seja por isso que é tão difícil abrirmos mão deles quando os mesmos não correspondem mais em eficácia e na solução dos problemas concretos apresentados pelas novas realidades da vida contemporânea.
Quando olhamos para o exemplo de Jesus na sua relação com os paradigmas, percebemos que ele nunca deixou de lado os seus paradigmas pessoais, pois, justamente por causa deles, foi crucificado e morto. Jesus tinha paradigmas sólidos e porque não dizer, os únicos que tinham validade eterna.
Na verdade, ao apresentar uma nova maneira de interpretar a realidade religiosa, ele deixou claro que estava trazendo uma nova convicção da qual não abriu mão até o dia em que foi levado ao Golgota. Mas do que paradigmas vinculados a uma cultura mundana, os paradigmas esboçados por Jesus faziam parte de uma nova maneira de Deus se relacionar com os seres humanos, que tinham na Graça e na Verdade os seus pilares fundamentais.
O grande problema para os líderes religiosos daquela época era dar credibilidade às palavras de Jesus. Isso era praticamente impossível devido a anos de história e de interpretação equivocada da Lei dada por Deus a Moisés. Eles conseguiram criar uma lei humana em cima da divina, esquecendo-se a essência de Deus que é a misericórdia e não o sacrifício.
Portanto, por mais que Jesus pregasse nas sinagogas, chorasse diante dos muros de Jerusalém e expulsasse de forma contundente os vendilhões do Templo, aqueles líderes não “ouviriam” a voz do Espírito de Deus falando por meio do Senhor.
A inutilidade do ministério de Jesus para eles naquele tempo serve de alerta para muitos cristãos na atualidade. Nos dias de hoje ainda muitos têm deixado a misericórdia de lado, valorizando muito mais a “lei dos nossos paradigmas” quando nos relacionamos com pessoas que não penam como nós. Caso elas não se dobrem e aceitem os paradigmas caducos que carregamos, serão crucificados.
Assim, perdemos uma grande oportunidade: avaliar os nossos paradigmas e modificá-los, já que a muito perderam sua eficácia, faltando apenas alguém que nos alertasse desse fato.
Paulo Emílio
Humildade e sabedoria na convivência cristã missionária
“Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de ‘sabedoria’ não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males” Tg 3.13-16
Desde o início do capítulo Tiago vem tratando da importância de uma linguagem consagrada ao Senhor, da necessidade de aprendermos a dominar a nossa própria língua e de ver nas coisas que dizemos (tanto em sua forma como em seu conteúdo) uma expressão da vida de Deus em nós. Agora, sem que haja nenhuma mudança radical de tema, o autor menciona uma das implicações mais importantes do uso da língua, e o faz respondendo à seguinte pergunta: “quem é sábio e tem entendimento entre vocês?”
Pode parecer claro a muitos de nós que o sábio e o entendido é aquele que tem acumulada uma enorme quantidade de informações que podem ser manuseadas de forma a torná-la útil o máximo possível. Entretanto, a resposta dada por Tiago segue por outro caminho muito diferente: o sábio é aquele que demonstra a sua sabedoria através de uma boa conduta e por meio de obras concretas fundamentadas na humildade que recebe da própria sabedoria que tem.
Nesse sentido, a verdadeira sabedoria é transformadora, ela muda a forma como entendemos a vida, nos leva a reconhecer que Deus está por cima de todos e de todas as situações, nos leva a viver dia a dia de forma coerente com essa grandeza (a isso Tiago chama de humildade). A verdadeira sabedoria, portanto, necessariamente se traduz em obras, atitudes e decisões.
De forma mais específica nestes versos, Tiago nos ajuda a ver que a sabedoria de Deus transforma os nossos relacionamentos humanos, gerando parâmetros que se destinam a criar uma nova plataforma a partir da qual possamos conviver como povo de Deus. Antes, portanto, de apresentarmos os elementos da sabedoria que geram essa convivência fraterna e comprometida (3.17-18), vemos como Tiago nos aponta os problemas que a falsa sabedoria (na que somente buscamos nossa própria felicidade e interesses pessoais) sempre nos traz. De acordo com ele, abrigar no coração “inveja amarga e ambição egoísta” produz “confusão e toda espécie de males” tanto em nossa vida pessoal como em nosso meio marcando a convivência com o pecado humano. Tais coisas podem ser, claramente, classificadas como contrárias à sabedoria de Deus, pois se tratam de uma sabedoria meramente humana e, segundo Tiago, até mesmo demoníaca.
A verdadeira sabedoria de Deus começa quando compreendemos tais coisas e confessamos a Deus, sinceramente, as nossas intenções e ações, buscando diariamente a humildade e uma boa conduta em relação às demais pessoas. A mutualidade entre os irmãos na vivência dos princípios da sabedoria é um dos fundamentos que sustentam a igreja em todos os embates que sofre. Nesse sentido, viver a convivência cristã ou mutualidade entre os irmãos vivida com humildade e sabedoria se transforma em uma poderosa, persistente e permanente força evangelizadora e missionária, pois dessa forma a graça redentora de Cristo pode ser visualizada em nossas vidas diárias como pessoas e igrejas. Humildade e sabedoria na convivência cristã diária é, sem dúvida, um dos elementos que fundamentam a ação missionária da igreja no mundo.
Rev. Carlos del Pino
UM ANO MAIS DE VIDA...
16/11-Pedro Rodrigues da Silva
17/11-Dinaldo Correia Tigre
17/11-Eva Von Rondov dos Santos
17/11-Gilmar de Oliveira
17/11-Márcia Lúcia de Oliveira
19/11-Maria José Rabelo Almeida
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
13/11 – Claudete e Mário
13/11 – Emerson e Márcia
18/11 – Dídimo e Alaíde
FAMÍLIAS NO ALTAR
· Pedro Rodrigues
· Railca de Almeida
· Robson Ferreira
· Rosa de Jesus Pereira
CONVITE DE CASAMENTO
Elena e Germano
Convidam a Igreja para cerimônia religiosa do seu casamento no dia 26/11, 20h aqui na Igreja.
CONVITES DE FORMATURA
Heloisa Pereira Santana
Formação: Educadora Cristã
Dia 26 de novembro de 2011
Local: Igreja Presb. Central de Patrocínio/MG
Carlos Filipe Velame
Formação: Bacharel em Teologia
Dia 09 de Dezembro de 2011
Local: 8ª Igreja Presb. Belo Horizonte
TREINAMENTO PARA PROFESSORES DA EBD
No dia 25/11, sexta-feira, às 19h30m e no dia 26/11 das 14h às 17h aqui na igreja, com o pastor Paulo Emílio. Esse treinamento é essencial, pois os professores serão treinados com a própria lição que irão ministrar. Portanto, todos os professores de jovens e adultos devem estar presentes sem falta!
MENSAGEIRO DA NOITE
Estará ministrando a palavra de Deus por ocasião do culto o Pr. João Carlos, da Igreja Presbiteriana Monte Sinai.
DISQUE PAZ: 3271-1736
ESCALA CONGREGAÇÃO DE COROACI
13/11 - José Ferreira, Madson e Vanderlúcio
20/11- Coló, Vanda e Mateus
27/11 - Silas, Expedito, João dos Santos e José Eustáquio
04/12 - Carlos Alves, Calmo Clementino
CONGRESSO DE UPH´S
Dias 18 e 19/11, em nossa igreja, acontecerá o Congresso Presbiterial do Trabalho Masculino, com o tema: “Homens comprometidos com a Oração”. O preletor será o Rev. Alexsandro Barbosa dos Santos. O culto de abertura será às 19h30 no dia 18(sexta-feira). Toda a igreja é convidada para participar.
DIRETORIA ELEITAS PARA 2012
Presidente: Anísio Muzzi Portugal
Vice: Delson Costa Soares
1º Secretário: José Eustáquio da Silva
2º Secretário: José Ferreira da Silva
Tesoureiro: Silas da Silva Medeiros
SAF
Presidente: Marta Suely Rosa de Melo
Vice: Selma Castro Portugal
1ª Secretária: Orlandi Medeiros
2ª Secretária: Nilda Nunes Oliveira
Tesoureira: Maria das Graças Vieira
UMP
Presidente: Fábio Velame Silva
Vice: Mateus Dantas
1º Secretário: Giancarlo Moreira Zan
2º Secretário: Vanderlúcio Rocha
Tesoureiro: Lucas Neves
UPA
Presidente: Lettícia Gabrielle Carvalho
Vice: Vítor Eller de Alencar Miranda
1ª Secretária: Ana Letícia Faria
2ª Secretária: Stella Nunes
Tesoureiro: Víctor Henrique O. Tigre
PLENÁRIA DA UCP
Hoje, para eleição da diretoria 2010, em 1ª convocação às 18h e 2ª convocação às 18h30.
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