segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Jesus e os paradigmas humanos – parte 2

Todos nós sofremos com os nossos paradigmas! Somos tão apegados a eles que dificilmente pensamos em deixá-los. Mesmo que tenhamos a consciência que eles não têm mais eficácia diante das novas realidades do presente momento, os abraçamos de maneira tão ferrenha que agredimos qualquer um que tentar nos tirar deles. Caímos no erro de acreditar que eles representam a nossa sobrevivência como pessoas, e assim caminhamos pela vida mais presos ao passado do que ao presente e ao futuro que nos aguarda.

Quando tentamos entender essa verdade e aplicá-la ao âmbito evangélico descobrimos que os nossos paradigmas fazem parte de uma instrução que corresponde a formação religiosa que nos foi passada e que assumimos como única e suficiente. Assim, os paradigmas religiosos se constituem nos mais difíceis de serem modificados. E foi por causa deles que Jesus e Estevão se tornaram os primeiros mártires cristãos. Os religiosos da época, presos aos seus paradigmas, não conseguiram perceber que o paradigma mudou e que tanto Jesus quanto seu discípulo, Estevão, estavam operando por meio de outro paradigma. Infelizmente, os paradigmas da religiosidade, quando se tornam solidificados pelo tempo e pelo tradicionalismo, são os mais agressivos e violentos que a humanidade pode produzir.

Uma dica importante para modificarmos nossos paradigmas é a distinção entre tradição e tradicionalismo. Charles Swindoll, escritor cristão com uma profunda percepção de nosso tempo, cunhou a seguinte frase nessa direção, diz ele: “A Tradição é a fé viva dos que já morreram; tradicionalismo é a fé morta dos que ainda estão vivos”. Karl-Otto Apel, filósofo alemão e um dos mais influentes teóricos da Escola de Frankfurt, explicou como acontece o processo pelo qual o homem vai se ajustando às condições do meio em que vive passando da  ‘tradição’ para o tradicionalismo, no sentido de repetição de um comportamento após ter se adaptado ao meio.

Ele argumenta que com o passar do tempo a adaptação já estabelecida acaba se tornando prejudicial para enxergarmos melhores escolhas a serem feitas dentro do contexto onde vivemos. Sobre isso Carl McIntere, autor de A Morte de Uma Igreja, argumenta que as tradições nascem exatamente da perfeita adaptação de um grupo à determinadas idéias, costumes ou doutrinas. O problema, segundo ele, é que a tradição não se preocupa muito com as mudanças que vão acontecendo com o tempo e aí ela se transforma em tradicionalismo, que segundo Charles Swindoll, é uma fé morta.

Assim é o paradigma do tradicionalismo contra o qual Jesus lutou enquanto desenvolveu o seu ministério aqui na terra. Ele veio trazer o paradigma do vinho novo, que, conforme os seus argumentos, só poderia ser acolhido em odres novos. O evangelho da Graça de Deus não poderia ser compreendido por pessoas aprisionadas a paradigmas fossilizados da religiosidade judaica. Aqueles odres já estavam muito podres, e assim incapazes de suportar o poder libertador da Graça de Deus revelado em Jesus Cristo.

Infelizmente, ainda hoje essa premissa se faz verdadeira! É difícil para muitos religiosos compreenderem a Graça do Evangelho multiforme de Deus que, a partir da Bíblia, apresenta novas formas de corresponder às exigências do mundo contemporâneo. Tais indivíduos se sustentam e retroalimentam paradigmas do tradicionalismo que já foram úteis em outros tempos, mas que agora são ineficazes e sem nenhuma atração para o nosso tempo. Que pena, a “ficha” deles ainda não caiu! Que Deus nos dê sabedoria e persistência na luta contra tais paradigmas, para que possamos corajosamente, responder, de forma relevante, às demandas missionárias da igreja local em tempos de pós-modernidade. Semana que vem tem mais! Um forte abraço.
Paulo Emílio

Queridos irmãos,

Nos alegramos em poder compartilhar com você as bênçãos de Deus este último mês. Louve a Deus conosco:

1. Pelo Encontro da Família realizado em nossa igreja de Torrelodones com a participação especial do Rev. José de Segovia (pastor da Igreja Reformada de Madrid), que nos trouxe uma mensagem muito inspirativa para a vida familia. Nos alegramos também porque recebemos a visita de pessoas ainda não crentes;

2. Pela reunião da diretoria da Iglesia Evangélica Presbiteriana de España durante três dias na cidade de Villagonzalo onde nos dedicamos aos trabalhos finais de elaboração do nosso Regimento Interno e para compartilhar um pouco nossas reflexões pessoais;

3. Pela recuperação da saúde da Betina, una criança de 3 anos cuja familia começou recentemente a frequentar nossa igreja em Torrelodones que passou por uma cirurgia e está agora se recuperando. Todos os membros da nossa igreja acompanharam a família muito de perto, através de visitas, cuidados com irmã menor e oração constante; 

4. Pela saúde da Cristina (nossa nora) que demonstra uma boa melhora e pelo seguimento do seu tratamento;

5. Pela saúde e trabalho da nossa família (Felipe e Cristina, Tânia e Eduardo, Patrícia).

Também nos alegramos com os desafios que temos pela frente em novembro. Interceda conosco:

1. Por nossa participação, como representante da Iglesia Evangélica Presbiteriana de España na reunião do Sínodo da Iglesia Reformada de España, uma denominação irmã com a qual temos estreitamos os vínculos de relacionamento;

2. Por uma visita aos obreiros de Legnano (Itália) para assistência pastoral e apoio ao seu trabalho missionário naquela localidade;

3. Pelo andamento dos preparativos para a elaboração de uma página web da Base Europa para uso restrito dos membros da nossa equipe, visando facilitar a comunicação entre todos, bem como a veiculação de noticias, pedidos de oração, estudos bíblicos e documentos comuns;

4. Pela igreja de Torrelodones, suas atividades de final de ano (comemoração do dia de ação de graças, festividades natalinas e passagem de ano). Especialmente pedimos oração por uma pessoa que nos visitou por duas vezes e, devido a problemas psiquiátricos, tem nos causado algumas dificuldades, tais como ameaças de denúncias policiais e calunias na cidade. Situações semelhantes têm causado o fechamento de alguns locais de culto na Espanha por parte das autoridades.

5. Pelo Martín e sua família, noivo da nossa filha Patrícia: por sua vida espiritual, estudos e trabalhos. 
Visite sempre nosso blog, onde as notícias dos campos e fotos são semanalmente atualizadas: www.baseeuropa.blogspot.com

Com carinho,
Rev. Carlos e Rosa del Pino

UM ANO MAIS DE VIDA...

06/11-Carlos Alves Coelho
06/11-Alessandro Pimenta Ferreira
06/11-Ezi de Paula Gomes Carvalho
07/11-Gustavo Spínola Amaral Melo
08/11-Zilda Fernandes Maciel
08/11-Elena Anselmo da Costa
10/11-Jacimar Tomas dos Santos
12/11-Celia Lúcia Velame Silva

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

09/11 – José Valentim e Odete
10/11 – Jovelina e João Estevão

FAMÍLIAS NO ALTAR

§  Odete Barbosa Valentim
§  Orgênia Morais Brandião
§  Olinda Pereira Guzansk

ACAMP. ADOLESCENTES E JOVENS

Dias 12 a 15 de Novembro, para adolescentes e jovens no acampamento da Igreja Presb. de Aracruz  à beira da praia. É necessário que a confirmação seja feita até quarta-feira no Grupo de Crescimento da UPA, levando  dinheiro/cheque e a autorização.

CONVITE DE CASAMENTO

Elena e Germano

Convidam a Igreja para cerimônia religiosa do seu casamento no dia 26/11,  20h aqui na Igreja.

CONVITES DE FORMATURA

Heloisa Pereira Santana
Formação: Educadora Cristã
Dia 26 de novembro de 2011
Local: Igreja Presb. Central de Patrocínio/MG

Carlos Filipe Velame
Formação: Bacharel em Teologia
Dia 09 de Dezembro de 2011
Local: 8ª Igreja Presb. Belo Horizonte

FORMATURA DO FILIPE VELAME

Os irmãos interessados em participar da caravana para a formatura do Filipe Velame, devem dar o nome para Lucia ou Anísio. Brevemente, faremos uma reunião para decidirmos os detalhes da mesma.

REUNIÃO INSPIRATIVA SAF/UPH

Quarta-feira, 09/11, na residência do irmão Jacimar e Edith. R: 1º de Maio, 485 - NSG

PLENÁRIA DA SAF

Hoje, em 1ª convocação às 18h e 2ª convocação às 18h30.

GRUPO
CASA
Betel
3ª Feira
Zilda Fernandes
Miraí, 43 - NSG
Betsaida
3ª Feira
Jacimar e Edith
1º de Maio, 485 - NSG
Betesda
3ª Feira
Dayane e Jairo
Luiz Ench, 496 - GD
UPA
4ª Feira
Victor Eller
Ver. J. Fernandes, 923/301 bl.11

ESCALA CONGREGAÇÃO DE COROACI

06/11 - Carlos Alves e Calmo Clementino
13/11 - José Ferreira, Madson e Vanderlúcio
20/11- Coló, Vanda e  Mateus
27/11 - Silas, Expedito, João dos Santos e José Eustáquio

PLENÁRIA DA UPA

Todos os sócios estão convocados para a reunião plenária, para eleição da diretoria 2012, hoje logo após a Escola Dominical.

UPH

O presidente convoca todos os sócios para a reunião plenária hoje, às 16h (após o ensaio do Orfeão). Todos os sócios deverão trazer os seus relatórios de atividades, a fim de que possamos fechar o nosso relatório geral, para encaminharmos ao Conselho da Igreja e Federação Rio Doce. Contamos com a presença de todos.

CONGRESSO DE UPH´S

Dias 18 e 19/11, em nossa igreja, acontecerá o Congresso Presbiterial do Trabalho Masculino, com o tema: Homens comprometidos com a Oração”. O preletor será o Rev. Alexsandro Barbosa dos Santos. O culto de abertura será às 19h30 no dia 18(sexta-feira). Toda a igreja é convidada para participar.

SÓ PARA MULHERES

Tá chegando o dia! Sexta-feira (11) sairemos da porta da Igreja às 23h30. Hoje à noite, após o culto, teremos uma reunião para acertarmos os pagamentos e detalhes.

SANTA CEIA

Hoje, por ocasião do culto, teremos a oportunidade de participar da mesa do Senhor.

REUNIÃO DO CONSELHO

Amanhã, às 20h no gabinete pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário