sábado, 11 de fevereiro de 2012

Domingo, 12 de Fevereiro 2012

VINHO NOVO OU VINHO VELHO?

Para um enólogo (pessoa que conhece de maneira profunda um bom vinho), a resposta a essa pergunta é clara e direta: o vinho velho é melhor. Eles afirmam que no geral, o vinho velho é mais consistente, possuindo cheiro e gosto especiais. Demonstra ainda que ele ficou, com o tempo, mais encorpado por causa do envelhecimento no barril onde ficou alojado. Por esses motivos, o vinho velho é muito mais apreciado do que o vinho novo pelos entendidos da área e que, pelo fato deste último não ter uma história de envelhecimento, não possui a qualidade necessária admirada e requerida dos enólogos experientes.

Nos tempos bíblicos o pensamento sobre o vinho velho era o mesmo. Com um agravante: o local de envelhecimento e de fermentação do vinho não era suficientemente forte para suportar esse processo. Ele era feito de couro e dessa forma, depois de um tempo, envelhecia juntamente com o vinho que ficava mais encorpado e consistente, rompendo-se e fazendo com que o líquido precioso, fosse perdido. O vinho, portanto, naquele tempo, deveria ser consumido com certa rapidez para que o odre de couro não se rompesse com a sua fermentação.

Ao usar a ilustração sobre o paralelo entre o ”vinho velho” e o “vinho novo” entretanto, Jesus se contrapõe à concepção de que o velho era melhor do que o novo, demonstrando que o poder e a validade do vinho velho tinham acabado e que, portanto, o vinho novo, representado pela sua vida, precisava ser entendido e assimilado. Diferentemente dos enólogos, Jesus preferia o vinho novo, ou seja, a maneira nova de Deus realizar e cumprir a Sua Missão.

Essa verdade foi ilustrada por ele quando transformou a água em vinho em João 2: 1 a 11, ao realizar o seu primeiro milagre, dando a entender que o seu “vinho novo’ era muito melhor do que aquele que os convidados para a festa tinham experimentado até aquele momento.

O que é interessante, portanto, no texto bíblico onde Jesus aborda a questão do vinho novo (Mt. 9: 17) é o contexto dos versículos anteriores (14 a 16). Ali o Senhor está tratando de sua missão e de mais um confronto com a religiosidade vigente, dois temas muito recorrentes durante os três anos de seu ministério. Em outras palavras, para Jesus, as pessoas religiosas dificilmente entenderiam a sua missão caso permanecessem pensando a partir de “odres” velhos.

A sua missão e a maneira misericordiosa de tratar os pecadores, representavam o “vinho novo” que Deus estava trazendo ao mundo na Pessoa de Jesus, e, por isso mesmo, eram totalmente incompreensíveis, necessitando assim de mentes novas (odres novos) para sua assimilação.

Para os religiosos da época, contudo, era muito difícil aceitar a missão e o tipo de vida que Jesus. Era complicado! Precisavam passar por uma profunda quebra de paradigmas.

Infelizmente, até os dias atuais essa verdade permanece a mesma: assimilar a maneira nova de Deus fazer as coisas na vida pessoal e na vida da igreja é muito complicado. Isso acontece porque ficamos agarrados aos métodos velhos e ultrapassados que aprendemos.

Gostamos de conservar as maneiras de realizar a missão da igreja que não possuem mais eficácia, eternizando o temporal, sem percebermos que a forma nova (não a essência) está batendo à nossa porta, querendo entrar para nos conceder vigor e poder para cumprirmos em nossos dias a Missão Daquele que é Eterno. Que o Senhor nos ajude a compreender a maneira nova que Deus está colocando à disposição da IPB Memorial/GV e assim escolhamos o vinho novo, tendo a coragem de colocá-lo em lugar do velho.

Paulo Emílio


Londres, 02 de Fevereiro de 20012

Queridos irmãos e irmãs,

Graça e Paz!!!!

Feliz ano novo!!! Esta é a primeira carta que escrevemos neste ano. Desculpe a demora, mas achamos melhor esperar um pouco mais para escrever. Afinal tem menos de 2 meses que escrevemos.

Janeiro é um mês quieto aqui, mas estivemos muito ocupados com visitas ai do Brasil. Foi bom receber amigos e fazer novas amizades! Estamos com um bom número de pessoas que nos contactaram através da web site e dos cartazes que colocamos nos estabelecimentos brasileiros. Temos visitado alguns, mas eles ainda não fizeram um compromisso de participar conosco.

Nosso fim de ano foi um pouco difícil, meus pais não estavam bem de saúde, o irmãos mais velho do Timothy fez uma cirurgia muito delicada ( o medico deu somente 50% de chance dele sobreviver).

No natal, várias pessoas cancelaram na ultima hora, depois que já tinha feito as compras. Fizemos como na parábola do banquete, o Timothy foi ao seminário e convidou todos que não tinham um lugar para ir.

No final tudo saiu bem, apesar de termos ficado com muita comida para os próximos dias. Tínhamos uma família de missionários nos visitando e foi muito bom ter alguém para compartilhar. Estamos orando para que possamos ter uma equipe para trabalhar juntos.

Como falei na ultima carta, várias pessoas estão indo embora, por que a situação financeira no Brasil está melhor. Esta semana, mais um dos que participavam da nossa congregação foi embora.

Ele fazia parte do grupo original, agora deste grupo só temos uma pessoa, pois todos retornaram ao Brasil. Deus tem sido gracioso, e tivemos mais um casal se juntando a nós. Eles vieram de Portugal.

Estamos com uma moça nos visitando por três meses. Ela veio estudar Inglês aqui. No culto, domingo passado, tivemos mais um visitante.

Timothy continua estudando bastante e tem tido progresso nas línguas- Hebraico e grego. Obrigada a cada um que têm orado por ele nesta área. Ele tem se preparado para as três semanas de trabalho pratico.

O rev. Carlos Del Pino vem supervisioná-lo por uma semana e ele estará trabalhando com um outro pastor. Este trabalho prático tem como objetivo que o aluno passe tempo com um pastor que já está pastoreando há muito tempo, para não só aprender, mas ter um insight maior do que é a vida de um pastor.

Como nós já estamos trabalhando com nossa igreja, só precisamos estar com outra igreja por uma semana.

Pedidos de oração:

Pela nossa congregação, para que Deus mande mais pessoas e que aquelas que temos visitado possam firmar o compromisso com o senhor;

Pelo nosso desejo de ter filhos. Temos tido muitos problemas com a família do Timothy, pois eles acham que não temos filhos porque Deus o tem punido por ter deixado o islamismo.

Por saúde física e, emocional e espiritual;

Pela Inglaterra, o parlamento tem passado muitas leis que não glorificam a Deus tornando a vida das igrejas mais difícil.

Marilene e Timothy
Missionários da APMT

UM ANO MAIS DE VIDA...

12/2-Maria de Fátima G. Pereira

14/2-Oscar de Souza da Silveira

15/2-Ana Laura Sarandy de Souza

17/2-Carolina Tomaz Nascimento

17/2-Terezinha Costa Batista

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

16/2 – José Ramires e Juliana

FAMÍLIAS NO ALTAR

ü  Carlos Márcio de Oliveira

ü  Cláudia de Souza Morais

ü  Crelismar Procópio

PLENÁRIA DA UPH

O presidente convoca todos os sócios para a primeira reunião plenária de 2012, hoje, às 16h em terceira convocação.

SAF

Plenária da SAF: Hoje,12/2 em primeira convocação às 18h e segunda convocação às 18h30.

HOJE É O DIA DA MULHER PRESBITERIANA

Parabenizamos as mulheres da nossa Igreja pelo seu dia. Desejamos que continuem sendo os esteios de uma família feliz, e colunas fortes de uma igreja fiel. Que Deus abençoe com toda sorte de benção espiritual cada mulher da nossa querida igreja.

ATENÇÃO CRIANÇADA

Tia Almeny espera por vocês, toda quinta- feira às 19h30 para um encontro especial. Não perca!

DESÂNIMO E TRISTEZA?

Ligue 3271-1736. Neste fio também passa esperança.

GRUPOS DE CRESCIMENTO
GRUPOS
CASA
Betel
3ª Feira
Anísio e Selma
Av. Lisboa, 451 - GD

Betsaida
3ª Feira

Jacimar e Edith
1º de Maio, 485 - NSG

UPA
4ª Feira

Victor Eller
Ver. J. Fernandes, 923/301

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA

O Conselho convoca a igreja para se reunir em Assembleia Extraordinária, no dia 26/02/2012 para eleição de até 03 diáconos. Está vencendo o mandato do diácono José Eustáquio Clementino da Silva.

MÓDULO DE IGREJA EM CÉLULAS

Damos as boas vindas aos irmãos de várias comunidades evangélicas, que estão entre nós participando do Módulo 2 de Igreja em Células. Oramos para que o Senhor esteja falando poderosamente aos seus corações nestes dias.

PASTOR GEORGE HENRICHS

Está entre nós desde sexta-feira o pastor George, na ministração do Módulo 2 de Igreja em Células. Agradecemos a Deus pela presença deste amado conosco, e cremos que Deus o separou para nos ajudar neste processo de transição tão importante para a igreja.

APRENDENDO A AMAR

A partir de Março, este será o tema dos estudos que serão ministrados pelo Pr. Paulo Emílio nas quintas- feiras. Venha com a sua família estudar este assunto que é muito importante para a vida da Igreja.

LORENA ESTÁ INDO PARA O IBEL

A lista de materiais e enxoval que está sendo preparada para a Lorena, está com a Lia. Os irmãos que desejarem contribuir devem procurá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário