“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lm. 3: 21)
Era um tempo difícil para o povo de Deus que estava vivendo a amarga realidade da tristeza, da dor e das lágrimas sendo derramadas pelos constantes sofrimentos. Era o tempo do exílio na Babilônia em que o povo voltou a experimentar a perda da liberdade. Todo esse tempo ruim que eles estavam vivenciando era fruto de suas ações pecaminosas, pois o povo de Deus esqueceu-se d’Ele ficando, por muitos anos, mergulhado na idolatria.
Jeremias foi um profeta que viveu nesse tempo do exílio. Ele pôde ver o estado de ruína em que ficou tanto a cidade quanto o povo de Jerusalém. Jeremias provou o sabor amargo da vida no exílio e desenvolveu boa parte do seu ministério profético sofrendo na Babilônia. O contexto em que o profeta escreve o livro de Lamentações é justamente o tempo do exílio e em todo o livro vemos a descrição de como era a vida dos exilados.
A cidade de Jerusalém é descrita pelo profeta como solitária, viúva e sujeita a trabalhos forçados (Lm. 1: 1). Jeremias diz que o povo “chora e chora de noite, e as suas lágrimas lhe correm pelas faces; não tem quem a console entre todos os que a amavam...” (Lm. 1: 2). Em sua descrição, Jeremias deixa bem claro que há o reconhecimento de que esse tempo ruim é o resultado da justiça de Deus sobre suas vidas (Lm. 2). Em meio a tantos sofrimentos, o profeta chega a declarar: “... já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no Senhor” (Lm. 3: 18). Essa era a realidade do povo de Deus no exílio: sonhos interrompidos e povo sem esperança.
Vivemos num tempo em que a violência, em seus diversos aspectos, assola nossa sociedade e, também por isso, o medo assombra muitas vidas. O sofrimento é tão presente que depressão e doenças psicossomáticas aprisionam várias pessoas em todo o mundo.
A situação para alguns é tão crítica que só conseguem se alegrar quando seu time do coração vence. A vida de muitos de nós, hoje, tem se parecido com a vida do povo de Deus quando estava no exílio. Não há mais sonhos, não há mais esperança, não há mais felicidade; é como se não houvesse mais vida.
O que fazer se essa for a nossa realidade hoje? O que fazer para sairmos dessa prisão interior que nos priva de viver um tempo bom na vida? O que fazer para vermos nossa esperança e alegria renascer?
Depois de expressar todo o sofrimento em que estava passando, Jeremias revela um desejo: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. Para ele e todo o povo que vivia no exílio, o que dava esperança eram as virtudes divinas: misericórdia, fidelidade e bondade. O seu Deus, na história, já havia cuidado e salvado por diversas vezes o seu povo. Ele já havia agido com misericórdia e bondade e nenhuma vez havia deixado de cumprir suas promessas. Deus era a esperança do povo no exílio.
Se hoje você tem vivido um tempo ruim, lembre-se do que Deus fez por você. Ele mandou seu filho Jesus para morrer no seu lugar a fim de te dar vida abundante. Cristo veio para te salvar e te libertar.
Em tempos de crise, Jesus é onde você pode e deve depositar sua confiança e alimentar a esperança de dias melhores. Em tempos ruins volte-se a Deus e clame, em nome de Jesus, por misericórdia.
Não esqueça que, ainda que tudo vá de mal a pior, Jesus está com você pronto a te consolar e te ajudar. Traga a memória o que te pode dar esperança; Cristo é a sua esperança e nele você pode confiar.
Carlos Filipe Velame Silva
PÁGINA MISSIONÁRIA
Você sabe quem são os missionários que a nossa igreja ajuda no sustento? Para o ano de 2012, o Conselho Missionário irá contribuir para os seguintes missionários e projetos:
- Celso Dias Alves – Timor Leste
2. Cácio Silva – Projeto Amanajé
- Carlos Del Pino – Base Europa APMT
- Luiz Ferreira – Espanha
- Marcus Vinícius – Quirguistão
- Frederico Bonisson – Missão Emanuel
- Marilene Garcia e Thimoty – CP Londres (Inglaterra)
- Rejane Amaral – Rio Grande (RS)
- Denilson Pimentel – Turquia
- Lorena de Paula – IBEL
- Projeto Videiras
- Missão Vida
UM ANO MAIS DE VIDA...
16/01-Angélica do Nascimento
17/01-Danúbia Silva Figueiredo
18/01-Milena Duque Nascimento
19/01-Suzana Maria Perim
19/01-Leonardo Gomes Correia
21/01-Marla de Oliveira Barreiros
21/01-Fabrízia Cristina Pires
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
18/01 – Rev. Paulo Emílio e Deni
FAMÍLIAS NO ALTAR
· André de Souza
· Augusta Silveira da Mota
· Alexandre Magno Sá Barreto
SANTA CEIA
A partir do dia 05/02 a Santa Ceia será celebrada por ocasião da Escola Dominical.
MÓDULOS DE GRUPOS DE CRESCIMENTO
Nos dias 10 a 12/02/2012 será realizado em nossa igreja, o 2º Módulo de Igreja em Células. Programe-se e não deixe de participar
INTERCESSÃO PELA NOSSA CIDADE
Sabemos que Valadares é uma cidade reconhecidamente evangélica. Porém, ela ainda promove alguns eventos que exaltam as obras carne (Gl. 5.19-21). É de nosso conhecimento que muitos jovens já estão se preparando para o GV Folia, por isso, mais uma vez, devemos levantar um clamor pela nossa cidade, para que o evangelho de Cristo a alcance de tal forma, que eventos como esses sejam substituídos por eventos que tragam benefícios também espirituais para Valadares. Vamos orar pela nossa cidade!
NOVO CD DO ROBERTO GONÇALVES
Nosso irmão Roberto Gonçalves acaba de lançar mais um Cd: “O que nos contaram nossos pais”. São músicas clássicas e do Hinário Novo Cântico ao estilo voz e violão. Os irmãos que quiserem adquiri-lo podem procurar na secretaria da igreja. O valor é de R$ 15,00.
PROGRAMA O SENTIDO DA VIDA
Tema: Enfrentando as adversidades.
De segunda a sexta, das 07h às 08h da manhã na 105,9 FM. www.culturafmgv.com.br
ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA
O Conselho convoca a igreja para se reunir em Assembleia Extraordinária, no dia 26/02/2012 para eleição de até 03 diáconos. Está vencendo o mandato do diácono José Eustáquio Clementino da Silva.
CONVITE DE CASAMENTO
Dilânia e Marco Aurélio
Convidam a Igreja para cerimônia religiosa do seu casamento no dia 28/01 às 20h aqui na Igreja.
DESÂNIMO E TRISTEZA?
Uma palavra amiga para todas as horas da vida. Ligue 3271-1736. Neste fio também passa esperança.
DIA DO HOMEM PRESBITERIANO
A Confederação Sinodal do Trabalho Masculino convida para o Culto de Gratidão a Deus, em comemoração ao Dia do Homem Presbiteriano, na Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras, no dia 06/02/2012, às 19h30m. O pregador será o Rev. Antônio Sperber, pastor da Igreja Presbiteriana da Vila dos Montes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário