sábado, 10 de dezembro de 2011

Domingo 11 de Dezembro de 2011 - Boletim

O Natal de Jesus e o Nosso – parte 2

Todos nós, cristãos ou não, sabemos que o significado do Natal não tem nada a ver com presentes, Papai Noel, mesa farta ou obras de caridade, que por sinal, nessa época são abundantes. Entretanto, a sociedade da qual fazemos parte insiste em fomentar e difundir um tipo de Natal totalmente alienado à Bíblia e fora dos parâmetros do aniversariante.

Caso queiramos comemorar o Natal na perspectiva de Jesus, precisamos entender os princípios contextuais envolvidos no nascimento daquele que dividiu a história da humanidade. Sem compreendermos a amplitude teológica e os limites situacionais presentes no fenômeno do Natal de Cristo, seremos meros festeiros e fanfarrões, interessados apenas na aparência e distantes da essência.

Existem, portanto, duas verdades basilares que precisam ser entendidas para celebrarmos o nascimento de Jesus: a encarnação e a questão político-social.

A primeira diz respeito à primazia da mensagem trazida pela encarnação. Ela foi o estabelecimento de algumas verdades das quais nós não podemos esquecer jamais, se desejamos celebrar o Natal de Jesus.

A primeira delas diz respeito às Boas Novas de Salvação que os seres humanos estavam recebendo. O Natal de Jesus traz esperança de que os seres humanos podem ser salvos de seus pecados, por piores e mais terríveis que sejam.

O Natal de Cristo anuncia, dessa forma, que o pecado não terá domínio para sempre sobre a vida do indivíduo e que este pode ser liberto do seu poder, caso se submetam ao senhorio do menino que nasceu em uma vila distante da Palestina há dois mil anos atrás.

A outra verdade diz respeito ao fato de que o Natal de Cristo é um sinal de que os poderosos dessa terra estão distantes do Reino de Deus, caso continuem confiando em suas riquezas e poder. Jesus nasceu no meio de gente pobre e conviveu com pessoas que estavam à margem do poder político e social de seu tempo.

Assim, o Natal de Jesus está mais para a escória e marginalizados do que para o luxo de uma sociedade hedonista e inebriada pelo “doce” licor do poder econômico.

Para celebrarmos o Natal, não podemos nos esquecer de que a Suprema Revelação de Deus aconteceu no meio daqueles que não tinham um teto e tiveram que se alojar em um lugar fétido e sem o mínimo de condições sanitárias, ao lado de animais, que, em silêncio natural, presenciaram os primeiros minutos do Deus encarnado.

As implicações dessas verdades são interessantes para que nos lembremos do significado do Natal de Jesus e do nosso. A primeira é que devemos ter a certeza de que já recebemos a salvação em nossas vidas.

Caso não tenhamos ainda experimentado o poder transformador do Evangelho da Graça em nosso ser, essa época do ano é uma das mais tristes ou mais enganosas de todas, pois estaremos felizes sem conhecer o verdadeiro sentido da felicidade, que é Jesus presente em nosso mundo interior e se manifestando em cada uma de nossas ações. Eis a essência das Boas Novas.

A segunda implicação refere-se ao fato de que devemos buscar uma vida simples e distante das luzes do falso natal. Esse natal de “papais noéis” de barbas brancas e vestidos de vermelho ao lado dos presentes estrategicamente embalados revela a futilidade de uma vida que se distancia da simplicidade do Jesus da Palestina, e se aproxima da mentalidade consumista do feroz capitalismo.

O verdadeiro Natal de Cristo busca a essência das pessoas e a simplicidade de uma vida de acolhimento e de afeto para com os que sofrem a dor da exclusão tanto social como espiritual. O verdadeiro Natal de Jesus passa muito longe das noites coloridas, do pisca-pisca, das mesas fartas e das árvores cheias de presentes. Ele se encontra em uma vida simples, de comprometimento com as dores e as angústias do próximo e isso tudo sem as pieguices e os oportunismos do famigerado “espírito natalino”.

Que Deus nos ajude a resgatar o verdadeiro sentido do Natal de Jesus e do nosso!
Paulo Emílio

“NOTICIAS MISSIONÁRIAS”

É com alegria e gratidão que louvamos a Deus pelas vitórias recebidas. Agradeça a Deus conosco:

1. Pela participação na reunião do Sínodo da Igreja Reformada da Espanha nos dias 8-9 de novembro em Almuñecar (Granada), como representante da nossa Igreja Evangélica Presbiteriana da Espanha(IEPE). Durante a reunião apresentamos os trabalhos realizados pela IEPE e o desejo de ampliar nosso relacionamento e cooperação com os irmãos;

2. Pela visita pastoral que fizemos aos nossos missionários em Legnano (Itália), quando investimos tempo em compartilhar e orar com eles, bem como de visitar e estudar a Bíblia com algumas famílias da igreja em processo de discipulado e de conhecer o local que deve ser alugado para as reuniões da igreja. A visita ocorreu nos dias 14-16 de novembro;

3. Pela visita que fizemos no dia 23 de novembro ao Pastor José Ríos Rey, pastor de uma Igreja Presbiteriana na cidade de Málaga (Espanha). Trata-se de uma igreja que não está ligada a nenhuma denominação e seu pastor, já idoso e muito enfermo, pede que assumamos o trabalho da igreja de forma permanente;

4. Pelo jantar comemorativo do Dia de Ações de Graças que realizamos com os membros da nossa igreja em Torrelodones, com a presença de visitantes não-crentes. Na ocasião, compartilhamos a palavra de Deus e todos apresentaram seus motivos de gratidão a Deus. Foi um encontro muito agradável e abençoado!

5. Por nossa família e filhos: pela saúde, trabalho e disposição de servir a Deus em cada momento de nossas vidas.

Temos, também, desafios pela frente e pedimos que interceda a Deus conosco:

1. Pelos comemorações natalinas em nossa igreja de Torrelodones, com trabalhos especiais com as crianças, mensagens dominicais sobre os capítulos 1-2 do evangelho de Lucas, almoço comunitário de Natal, levantamento de uma oferta missionária especial destinada a ajudar na compras de cadeiras para o novo local de culto em Legnano (Itália) e a doação de uma cesta de Natal a uma família de senegaleses que trabalham na cidade;

2. Pelos preparativos para a reunião do Sínodo da Igreja Evangélica Presbiteriana da Espanha que está convocado para o início de janeiro em Huelva;

3. Pelos preparativos para a viagem de atendimento pastoral aos obreiros em Tirana (Albânia) em janeiro. Esta viagem também terá como objetivo dar os passos finais para a legalização da Fundação Presbiteriana que estamos organizando na Albânia com fins de evangelização, estabelecimento de igrejas e ação social no país;

4. Pela necessidade gritante de mais obreiros trabalhando na Europa. Precisamos, em um primeiro momento, de missionários para trabalhar na Itália, Romênia, Albânia, França, Inglaterra e Espanha. A obra tem crescido e as necessidades de obreiros bem preparados também;

5. Pela Rosa, que esta semana sofreu uma queda em casa e fraturou o cóxis, devendo guardar repouso. Oremos por seu pronto restabelecimento. Rev. Carlos e Rosa Del Pino

6. Por nossa família, para que Deus nos conceda vigor e saúde. Por nossos filhos (Felipe e Cristina, Tânia e Eduardo, Patrícia e seu noivo Martín)

Visite sempre nosso blog onde há notícias e fotos sempre atuais: www.baseeuropa.blogspot.com

Com Carinho,

Rev. Carlos e Rosa del Pino

UM ANO MAIS DE VIDA...

12/12- Eduardo Heringer de Oliveira

12/12 – Henrique Heringer de Oliveira

12/12 – Leticia Garcia de Oliveira

13/12 – Poliara M. Garcia Oliveira

...GUARDOU-VOS O SENHOR

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

12/12 – Claudia Morais e João

12/12 – Esaque e Maria Izabel (Nova Serrana)

FAMÍLIAS NO ALTAR

Ø  Valéria Vargas C. Telles

Ø  Vandecy Ferreira de Souza

Ø  Vanderlúcio Rocha Nascente

PROGRAMA O SENTIDO DA VIDA

Tema: Onde encontrar a verdadeira paz

De segunda a sexta das 07h às 08h da manhã na 105,9 FM (www.culturafmgv.com.br).    

ESCALA CONGREGAÇÃO DE COROACI

11/12 - Anísio, Selma e Lorena

18/12 – José Pedra, Max e Jefferson

25/12 – Missionária Heloisa Pereira Santana
.  
ASSINATURAS DO BRASIL PRESBITERIANO

Estamos agenciando assinaturas do Brasil Presbiteriano para 2012. O valor de cada assinatura é de R$ 20,00. Fique por dentro do que acontece na Igreja Presbiteriana do Brasil em todo Brasil. Procure o Presb. Anísio e faça sua assinatura.
  
ATENÇÃO CRIANÇADA!

Participem dos nossos ensaios para a cantata de Natal.  Todos os dias dessa semana, às 19h30min Solicitamos aos pais que não deixem de trazer os seus filhos.

ORÇAMENTO DE 2012

Temos grandes desafios e projetos para 2012, entre eles a reforma da cúpula da igreja a fim de evitarmos os transtornos com chuva, poeira, som e escape do ar-condicionado. Tais desafios exigem uma intensa participação da igreja, ofertando e dizimando com fidelidade e acima de tudo orando fervorosamente

GRUPOS DE CRESCIMENTO


GRUPO
CASA
Betel
3ª Feira
Anísio e Selma
Avenida Lisboa, 451


AGENDAS DA IGREJA

Ø  Nesta quarta feira, dia14, o pastor estará na Congregação de Virgolândia onde ministrará a Ceia do Senhor;

Ø  No próximo domingo (dia 18), não deixe de participar da Cantata do Smilinguido, que será apresentada pelas crianças da Igreja;

Ø  Dia Culto Especial de Natal, no dia 25/12, às 19h30m;

Ø  No dia 31/12 o Culto de Vigília terá inicio às 22h30, seguido de Ceia de confraternização.

MODULOS DE GRUPOS DE CRESCIMENTO

Nos dias 10 a 12/02/2012 será realizado em nossa igreja o 2º Módulo de Igreja em Células. Programe-se e não deixe de participar

REUNIÃO ORDINÁRIA do PRDC

De sexta a domingo (dias 16 a 18/12) na Igreja Presbiteriana Betânia - Conjunto SIR. O representante de nossa igreja é Presb. José Ferreira.

FÉRIAS PASTORAIS

O Rev. Paulo Emilio estará em gozo de férias durante os dias 3 a 22/01/2012. Durante suas férias os trabalhos da igreja ficarão sob responsabilidade do licenciado Carlos Filipe Velame Silva e supervisão do Conselho da Igreja..

DESÂNIMO E TRISTEZA?

Uma palavra amiga para todas as horas da vida. Ligue 3271-1736. Neste fio também passa esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário