domingo, 2 de outubro de 2011

O perigo de se chegar ao platô - parte 1

O platô é um lugar contraditório! É lugar de segurança, conforto, tranqüilidade, proteção e fortaleza, mas também, é um lugar de conformismo, acomodação, monótono, sem aventuras e vazio de experiências que produzem crescimento e maturidade. No platô, ao mesmo tempo em que ficamos bem e à vontade, por outro lado, não pensamos muito naqueles que não conseguiram chegar ali, já que nossa postura egocêntrica nos deixa centralizados em nossas necessidades. Olhamos para nossa história de luta que nos fez chegar até ali, mas perdemos a capacidade de sonhar e de olhar para o futuro com esperança e coragem. Dessa forma, o platô, seja na vida profissional, na vida amorosa, na vida espiritual ou na vida eclesiástica é ao mesmo tempo vantajoso e perigoso.

Diria que, pelas ciladas que ele esconde, é mais perigoso do que vantajoso e por isso mesmo gostaria de abordar os aspectos perigosos relacionados aos perigos do platô espiritual nestas rápidas linhas. Um amigo meu que certa vez esteve ministrando aqui na igreja este ano, disse que as pesquisas atuais sobre igrejas que estão na faixa etária entre os cinqüenta e sessenta anos entram em um platô eclesiástico de acomodação extremamente perigoso e que após tal período elas têm uma tendência a ficarem permanentemente estagnadas. Caso não passem por um processo urgente de revitalização espiritual em sua estrutura interna e em sua visão, elas decrescerão, perdendo sua influência no mundo que a circunda.

Quando ouvi essa informação baseada em estatísticas sobre crescimento de igrejas no mundo contemporâneo, fiquei muito preocupado pois nossa igreja, com cinqüenta e três anos, está na faixa etária do perigoso platô. Agora surge uma questão: como fazer com que a igreja saia do platô de acomodação e entre em uma linha ascendente de crescimento saudável e bíblico? Será que teremos condições de responder de forma prática a essa questão?

Para responder às perguntas acima, diríamos que o platô eclesiástico é sempre fruto de nosso platô espiritual e íntimo. A vida eclesiástica é resultado de nossa vida de intimidade com Deus ou da ausência dela. Quando somos descompromissados com Deus na intimidade de nosso quarto, somos igualmente desleixados e insensíveis às necessidades eclesiásticas. O que somos ou o que não somos em nosso platô espiritual, se reflete em nossa devoção e seriedade para com a vida da igreja. A mudança de atitude começa no quarto secreto, quando nos acostumamos a ficar a sós com o Pai e assim ouvir sua doce voz, que nos leva a apaixonar-nos pelas suas coisas.

Em termos práticos precisamos com urgência, pedir a Deus que resgate a nossa paixão e o nosso primeiro amor por Ele e pela causa de Jesus: a igreja. Perdemos a paixão tanto por Deus quanto pela Sua igreja. O processo de secularização produzido pelo capitalismo consumista, que estabelece o ter como prioridade de nossa existência, tomou conta de nossas mentes de forma tão avassaladora que a nossa relação de comunhão com Deus e a nossa paixão pela igreja foram deixados em terceiro e quarto planos de nossa existência diária. Pensamos e agimos assim: ”Caso sobre um tempinho, farei minha devocional diária.” ou então, “Caso os trabalhos da igreja não choquem com as minhas atividades pessoais, irei na igreja.” Eis a triste enfermidade que assola o “arraial” do Novo Israel: prioridades invertidas em razão da secularização cultural capitalista!

Muitos de nós estamos em um perigoso platô em nossa própria vida espiritual: acomodados a uma religiosidade morta e mecânica, que nos faz perder a ordem das prioridades de nossa existência. É a perda de propósito e da capacidade de realizar algo significativo no Reino de Deus. Não percebemos que conseqüentemente a igreja é o que nós somos na intimidade e nunca será diferente. Precisamos ter o devido cuidado para não deixarmos que a nossa vida espiritual fique seca e sem a Presença do Espírito.

Caso você tenha perdido a sua vida de intimidade com o Pai, está na hora de restaurar o Altar de Deus em sua vida. Busque-O enquanto há tempo e enquanto Ele pode ser achado. Ele está te esperando! E saiba que quando isso acontecer, a igreja será outra, porque você também será outra pessoa!

Na semana que vem falaremos sobre os perigos do platô eclesiástico que transforma a guerreira e jovem igreja em uma senhora velha e cansada querendo se aposentar e vestir seu pijama espiritual e surrado. Que o Senhor nos ajude a lutarmos contra essa terrível doença que nos rodeia tenazmente.
Paulo Emílio
A PACIÊNCIA NA OBRA MISSIONÁRIA - TIAGO 5: 7-8

No texto acima, o autor nos apresenta o fundamento mais essencial para a paciência: a vinda de Jesus Cristo. Como cristãos sabemos que Cristo voltará, conforme ele mesmo nos prometeu (Mt 24.29-31), para o encontro definitivo e eterno com sua igreja, para o Juízo Final e para o estabelecer o destino eterno de todos os seres humanos. Mas já que não sabemos quando ocorrerá tal evento, não temos alternativa a não ser a de desenvolver a prática da paciência e da espera. Esperar pacientemente, portanto, é uma parte fundamental da vida cristã cotidiana e de sua espiritualidade.

O exemplo do agricultor que, naquele momento da história em uma região muito seca, não tinha outro remédio que aguardar com paciência pelas chuvas para que assim pudesse por sobre a mesa a comida para sua família, demonstra claramente a importância da paciência cristã fundamentando nossa esperança na vinda de Cristo. Se não nutrimos com esperança nossa espera pelo retorno de Cristo, como saberemos esperar pelas outras coisas que estão mais próximas?

Ao não aprender a esperar pacientemente pela ação de Deus, a espera pelas coisas mais próximas que nos rodeiam e que as consideramos importantes, se torna ansiosa e corrosiva.

Transforma-se em um grande perigo para a sã paciência que deposita suas expectativas nas seguras mãos de Cristo. A medida, portanto, para todas as nossas esperas pessoais quanto a questões de família, de trabalho, de saúde e de missão é a paciência com que aguardamos o retorno de Jesus Cristo, que aproxima-se cada dia mais.

Para nós, especificamente, a paciência é um elemento fundamental em nossa caminhada missionária, principalmente quando as expectativas de sucesso numérico e outros, nos chegam de fora e de dentro de nós mesmos.

Nossa vocação é exercida pacientemente e ao longo de toda a vida, sendo a perseverança e a fidelidade a Deus em tudo o que fazemos um dos principais elementos que dão sentido à missão, como uma derivação espiritual da nossa espera paciente pela volta de Jesus Cristo. Que Cristo nos ajude a caminhar pacientemente em sua missão por onde ele nos conduzir!
Rev. Carlos del Pino
ANIVERSARIANTES

2/10-Katiane Nunes Dias Adilson
2/10-Larissa Dantas Lobo
6/10-Jorge Ubirajara de Carvalho
6/10-Valéria Vargas C. Teles
7/10-Jovelina Alves de Jesus Loiola
8/10-Marilene Carvalho de Souza

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

02/10 – Marta Sueli e Cid
07/10 – Gilmar e Poliara

FAMÍLIAS NO ALTAR

Marlene Correa
Marta Silveira da Mota
Marta Sueli

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA FM

A partir do dia 10 de Outubro o pastor Paulo dará início ao programa de rádio "O Sentido da Vida" na Cultura FM (105,9). O programa acontecerá de segunda a sexta, das 07 as 08 da manhã, com uma ênfase estritamente evangelística. A rádio Cultura FM não é uma rádio evangélica e tem um público em sua grande maioria de não cristãos, sendo esta a razão da escolha do pastor. Procure sintonizar e divulgar para o maior número de pessoas este programa, pois será mais uma ferramenta de divulgação do Evangelho do Reino de Deus para nossa igreja. Contamos com as orações de todos os irmãos em torno desse projeto, pois precisamos da ação do Espírito nas vidas das pessoas que ouvirão o programa.

MÓDULO DE IGREJA EM CÉLULAS

Damos as boas vindas aos irmãos de várias comunidades evangélicas, que estão entre nós participando do Módulo 1 de Igreja em Células. Oramos para que o Senhor esteja falando poderosamente aos seus corações nestes dias

PASTOR HENRIQUE CALADO E ESPOSA

Está entre nós desde sexta-feira o pastor Henrique e a Fátima na ministração do Módulo 1 de Igreja em Células. Agradecemos a Deus pela presença destes amados conosco e cremos que Deus os separou para nos ajudarem neste processo de transição tão importante para a igreja. Eles ministram na IPB da Região Oceânica em Niterói-RJ.

MINISTÉRIO DE RECEPÇÃO:

02 a 08/10 - Fábio Plácido, Juliana, Jacimar, Edth
9 a 15/10 - Deni, André, Selma, Márcia e Emerson


GRUPO
CASA
Betel
3ª Feira
Solange Barbosa
Miraí, 43 - NSG
Betesda
3ª Feira
Graça Oliveira
Caratinga, 385 - NSG
UPA
3ª Feira
Vitor Eller
Ver. José Fernandes 923/301
Betsaida
Sábado
Maria Bandeira
Rio G. do Sul, 217 - Lourdes
Jordão
3ª Feira
Cláudia Morais
São José, 35 - NSG



Avisos da SAF:

Só para Mulheres: Vamos passear? Reserve então a sua vaga com a Nilda, para uma viagem de descanso e lazer só para as mulheres da igreja. Dias 12 a 15 de novembro nas lindas praias de Mucuri/BA.

Bazar: Estamos recebendo doações para o bazar que acontecerá no dia 08/10. (roupas, sapatos, bijuterias) que poderão ser entregues na secretaria da Igreja

Vigília de Oração: dia 14/10, das 20h às 22h em favor do Projeto e Ana e eleição para diretoria 2012.

3º FAMILY GOSPEL

Dia 29/10. Informações e inscrições: secretaria da Igreja com a Adriana
Promoção: Ministério de Famílias

CONVITE

A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras, convida a igreja para a homenagem que receberão em virtude dos 50 anos de Organização Eclesiástica, a realizar-se no dia 07 de Outubro às 19h na Câmara Municipal de nossa cidade.

CADA DIA NATAL

Reserve seu exemplar do Cada Dia Natal/2011 ao preço de R$ 1,00 por exemplar. Use-o como cartão de Natal, para cumprimentar vizinhos, amigos e familiares não crentes. Reservas na secretaria da Igreja ou com o Presb. Anísio.

QUINTA DA ESPERANÇA

Estará conosco na próxima Quinta-feira o pastor Marcello Gomes, que ministrará a Palavra do Senhor. Não deixe de vir e perder a oportunidade de ouvir este querido irmão que por quatro anos desenvolveu o seu ministério em nossa igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário