quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Domingo 09 de Outubro de 2011

“Então, na sua angustia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações”. Salmo. 107,13,19,28)

Este versículo curiosamente aparece quatro vezes no mesmo Salmo. Didaticamente, o autor o repete para que os seus ouvintes (e posteriormente seus leitores), tomem consciência da presença providente de Deus num momento delicado vivido pelo povo Dele. Mas o salmo começa com um imperativo à ação de graças ao Senhor “porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre”. No transcorrer da oração, o escritor sagrado descreve a saga do povo que andou “errante pelo deserto e por caminhos solitários” (v. 4). Revela momentos dramáticos quando estava faminto e sedento e desfalecia nele a alma (v. 5).

Em meio a toda essa situação de desnorteio, dessa sensação e consciência de impotência, “na sua angustia clamaram ao Senhor”. Que é clamar? No Antigo Testamento equivale a um “grito de guerra” (Josué 6:16), ao grito da mulher ao dar à luz (Isaías 26:17), ao grasnido de um corvo. É gritar a partir das entranhas, do mais intimo da nossa dor, do nosso sofrimento, da nossa tribulação. Deus nos dá o direito de agir dessa maneira quando somos desafiados a suportar o insuportável.

Foi exatamente isso que o povo fez. E qual a resposta de Deus? Vamos ver o que nos dizem os versos subseqüentes aos mencionados acima?

V.7.- “Conduziu-os pelo caminho direito, para que fosse, à cidade em que habitassem.”
V.14.- “Tirou-os das travas e das sombras da morte, e lhes despedaçou as cadeias.”
V.20- “Enviou-lhes a sua palavra e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.”
v.29.- “Fez cessar a tormenta e as ondas se acalmaram. Então se alegraram com a bonança; e assim os levou ao desejado porto.”

E qual a orientação do salmista diante do experimento concreto da ação salvadora e libertadora de Deus? A resposta também está em outros 4 versos: 8,15,21,e 31. “Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!”

Eis algumas das grandes lições desta oração aos angustiados e atribulados pelos dolorosos acontecimentos que fustigam nossa alma como vento frio e cortante no inverno:

a.   A Bíblia nos ensina a “Clamar ao Senhor”, a gritar por socorro.

b. A Bíblia também nos ensina que “Deus age”, não permitindo que seus filhos sejam massacrados: “Ele os livrou das suas tribulações

c. E finalmente a Palavra de Deus nos incentiva a “Render-lhe graças”, reconhecendo com isso, seu poder acima de todos os poderes da terra, sua comunhão com seus filhos, sua compaixão, sua misericórdia, seu amor.

Dos versos 35 a 38 o salmo mostra como Deus os beneficiou materialmente como os fez experimentar momentos novos e indeléveis de felicidade e realização. Mas os versos 39-40 revelam um outro momento difícil quando o povo é injustiçado pelas autoridades irresponsáveis. Deus volta a agir e resgata seus filhos do jugo dos perversos.

O último verso é um chamamento à reflexão acerca do que podemos fazer e do que Ele e só Ele pode fazer: “Quem é sábio atente para essas coisas, e considere as misericórdias do Senhor” (v. 43)
Tarsis Wallace – Livro: Resgatando a alegria da vida

Aos irmãos, mantenedores e amigos,

Chegamos a Dili - Timor-Leste no último dia 02 de outubro, depois de uma longa viagem. Voltamos para mais uma etapa do nosso ministério depois de uma estada de mais três meses no Brasil, cansativa mas igualmente frutífera e abençoada. Pudemos visitar 29 igrejas e ainda falamos no Seminário Presbiteriano de B. Horizonte e na capela do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon em Rio Verde – GO. Tivemos a oportunidade de compartilhar do que Deus tem feito no Timor em termos de obra Presbiteriana, especialmente nos últimos 03 anos.

Os meninos já retornaram a escola atualizando e estudando a todo vapor. Encontramos também o trabalho aqui na Igreja Presbiteriana Central de Dili, caminhando dentro da sua normalidade com o Rev. Krisensio de Oliveira atuando bem como pastor, embora considerando o peso da responsabilidade. Cremos que tudo a bom tempo estará tendo a sua boa continuidade.

Eu pessoalmente é que tive um problema. Depois de viajar o maior trecho da nossa viagem, já estando em Bali na Indonésia, faltando um dia para chegar ao Timor, tomamos um tombo numa escada que era pequena, larga e normal e batemos a parte superior do pé direito na parede lateral, e inchou imediatamente. Achamos que poderia ser apenas uma simples contusão e passamos algumas pomadas no local, mas no domingo, dia em que chegamos a Timor, já chegamos no aeroporto nos arrastando. Na segunda-feira, com o pé muito inchado procuramos o médico e ele pediu uma radiografia e constatou que tínhamos fraturado um dos ossos do pé direito. Fomos imediatamente gessados e temos agora de ficar um mês de repouso.

Estamos no reinício de atividades aqui, tanto familiares como ministeriais e passamos a ter muitas dificuldades. Nos primeiros dias estivemos convivendo com a  falta de luz elétrica e de água, com o calor intenso que faz em Dili. Graças a Deus o problema da água conseguimos resolver, mas os cortes de energia em algumas horas do dia continuam. Pela graça de Deus, alguns missionários de outras missões que são nossos amigos tem nos ajudado muito, o que tem possibilitado vencer as lutas diárias. Eu nunca tinha quebrado um osso e ficar parado, sem poder fazer nada tem sido muito difícil para mim. A Leiliane tem se desdobrado neste tempo e louvo a Deus pela minha esposa e pela companheira que tem sido.

Com este acidente, só poderei reiniciar as atividades do ensino de português e as atividades com a igreja somente no mês de novembro, fato este que nos incomoda bastante, já que temos de ficar a maior parte do tempo em casa. Deus tem nos ensinado muitas coisas nestes tempos difíceis, tanto a mim, como a Leiliane e os meninos, esperamos que todos nós possamos suportar bem isto e termos uma grande aprendizagem em todo este quadro.

MOTIVOS DE LOUVOR

1) Pela viagem e a nossa chegada aqui;  2)Por encontrar as coisas em ordem; 3)Pelo apoio que outros missionários tem nos dado.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

1)Pela minha total recuperação, que eu possa andar dentro de um mês sem precisar das muletas. Que eu possa ter paciência para suportar este tempo, em que há necessidade de fazer muitas coisas  e estou praticamente imobilizado. 2)Para que os meus filhos possam entender e aprender também com esta situação, porque isto tem afetado as atividades deles especialmente as idas a escola; 3) Que as atividades espirituais da igreja não possam ser afetadas em nada por causa deste problema.      
                     Rev. Celso Dias – Timor Leste

ANIVERSARIANTES

09/10-Gabriel de Souza Correia
13/10-José Eduardo de Oliveira
13/10-Patrícia Berti Pereira Rocha
15/10-Paula Alves Duque
15/10-Eduardo Cincunegue

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

09/10 – Dante e Marcela
10/10 – Katiane e Douglas
13/10- Eduardo e Dilcinéia

FAMÍLIAS NO ALTAR

Ø  Maria Pinheiro de Souza
Ø  Maria Madalena de Oliveira
Ø  Murillo Gustavo Rocha

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA FM

A partir de amanhã, dia 10 de Outubro o pastor Paulo dará início ao programa de rádio "O Sentido da Vida" na Cultura FM (105,9). O programa acontecerá de segunda a sexta, das 07 as 08 da manhã, com uma ênfase estritamente evangelística. A rádio Cultura FM não é uma rádio evangélica e tem um público em sua grande maioria de não cristãos, sendo esta a razão da escolha do pastor. Procure sintonizar e divulgar para o maior número de pessoas este programa, pois será mais uma ferramenta de divulgação do Evangelho do Reino de Deus para nossa igreja. Contamos com as orações de todos os irmãos em torno desse projeto, pois precisamos da ação do Espírito nas vidas das pessoas que ouvirão o programa.

CEIA DO SENHOR

Hoje, por ocasião do culto, teremos a oportunidade de participar da mesa do Senhor. . “examine-se, pois, o homem e assim coma do pão e beba do cálice.” (I Co. 11:28).

CONVITES DE FORMATURA

Heloisa Pereira Santana
Formação: Educadora Cristã
Dia 26 de novembro de 2011
Local: Igreja Presb. Central de Patrocínio/MG

Paulo César de Souza
Formação: Bacharel em Teologia
Dia 03 de Dezembro de 2011
Campinas - SP


Grupo
Casa
Betel
3ª Feira
Anísio e Selma
Lisboa, 451 - GD
Betsaida
Sábado
Marta Sueli
Tupã, 403/203 - NSG
Betesda
3ª Feira
Nilma de Oliveira
Gonçalo Costa, 129 - NSG
Pentecostes
3ª Feira 22h30m.
Gilmar
Miguel Fernandes Santos, 60


Avisos da SAF:

Só para Mulheres: Vamos passear? Reserve então  a sua vaga com a Nilda, para uma viagem  de descanso e lazer só para as mulheres da igreja.  Dias 12 a 15 de novembro nas lindas praias de Mucuri/BA.

Vigília de Oração para SAF e UPH: dia 14/10, das 20h às 22h em favor do Projeto e Ana e eleição para diretoria 2012.

Reunião Plenária para eleição da diretoria da SAF 2012, dia 16/10 em 1ª convocação as 18h  e 2ª convocação as 18h30m

Culto do Bebê: Culto de gratidão a Deus pelas crianças de 0 a 05 anos. Dia 23/10 aqui na Igreja.

3º FAMILY GOSPEL
Dia 29/10. Informações e inscrições: secretaria da Igreja com a Adriana
Promoção: Ministério de Famílias

DINAMIZANDO O BERÇÁRIO E O MATERNAL

Este curso será ministrado pela APEC (Aliança Pró-Evangelização de Crianças), aqui em nossa Igreja, no dia 29 de outubro de 13h30 até as 18h. Investimento: R$30,00. Inscrições com a Paula Duque. Este curso mudará o seu conceito sobre berçário. Participe!.

MINISTÉRIO DE RECEPÇÃO

9 a 15/10: Deni, André, Selma, Márcia e Emerson
16 a 22/10: Suzana, Humberto, João dos Santos, Claudia, Calmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário