Talvez você não saiba, mas quem sabe, tenha alguns traumas emocionais que estão corroendo a vida abundante que poderia desfrutar em seus dias atuais. Geralmente, eles foram “colados” em nossa alma a partir experiências vividas em nossa infância. Foram “agarrados” em nossa alma e por essa razão não podem ser esquecidos de maneira nenhuma. Assim, os traumas emocionais estão presentes nas nossas vidas. Atingem a todos os seres humanos de uma forma mais intensa ou de maneira leve, porém todos nós os carregamos “colados” em nossas almas. Só seremos libertos deles quando deixarmos este mundo em direção às mansões eternas onde o Senhor nos aguarda.
Entretanto, temos reafirmado que há esperança para a cura dos traumas emocionais apesar da presença constante deles em nossa existência. Para que isso aconteça, é basilar compreendermos o correto sentido do que significa o perdão. Não pode haver cura para os traumas emocionais sem entendermos e exercitarmos o perdão da forma como ele é apresentado por Jesus nas Escrituras Sagradas. Infelizmente, muitos cristãos não conseguem encontrar a cura para os traumas emocionais pelo fato de não terem uma concepção biblicamente correta sobre o que é o perdão segundo Deus, e, por isso permanecem agrilhoados aos traumas dolorosos que afligem terrivelmente a alma.
Uma verdade a ser destacada com relação ao perdão é a seguinte: experimentar e exercer o perdão em nossas relações de amizade e emocionais é uma ação puramente divina e nunca humana. O perdão é, portanto, uma ação sobrenatural do Espírito Santo de Deus agindo no interior da pessoa que a mente humana nunca vai produzir por ela mesma. Isso acontece pelo fato de que o perdão tem início em uma esfera que a razão humana não consegue penetrar e por isso, compreender. Dessa forma, quando perdoamos verdadeiramente, é porque algo divino aconteceu em nossa existência. O sobrenatural invadiu o reino dos homens e a pessoa foi alvo da ação incompreensível de Deus.
É muito complicado para os seres humanos compreenderem tal experiência, pelo fato de que naturalmente, não pensamos por meio das categorias divinas. As nossas avaliações sobre os problemas humanos que nos atingem e nos colocam diante da possibilidade de exercer o perdão, são feitas a partir de aspectos relacionados à vingança, à inimizade, ao ódio e a devolver na mesma moeda. Ou então, no exercício máximo de nossa bondade humana, desculpamos ou pedimos desculpa. Todos esses elementos são contrários à experiência poderosa e arrebatadora do perdão bíblico. Elas fazem parte do espectro humano que aliena as pessoas de Deus e as tornam inimigas umas das outras e de si mesmas.
Assim, muitos, para experimentarem a cura para os seus traumas emocionais precisam primeiro aprender a perdoar a si mesmas pelo que sentem contras elas próprias. Tais pessoas não conseguem a amar o próximo pelo fato de não amarem a si mesmas. Odeiam-se tanto, que de forma impensada e mecânica transferem para as pessoas que estão perto delas o ódio que sentem de si mesmas. Elas não conseguem se perdoar pelo fato de terem cometido alguns pecados considerados “graves” e “imperdoáveis” por elas e pela religião que praticam. Por isso, não experimentam o perdão primário, aquele que deve ser dado para elas inicialmente, e então, exercerem aos outros a mesma benção que deram a si próprias.
Semana que vem tem mais sobre dar e receber perdão!
Pastor Paulo Emílio
Caros irmãos,
Estou feliz em escrever pra vocês – na verdade estou muito feliz em poder digitar esta carta, depois de 4 semanas com minha mão direita engessada. Este pequeno acidente aconteceu durante minha viagem ao Mato Grosso do Sul, em visita à igreja Terena. Um grupo de irmãos Terena e Xavante me convidou para um jogo de futsal e tudo ia bem até que caí e apoiei minha mão no chão, quebrando um dos ossos. De volta a Belo Horizonte uma radiografia mostrou a fratura e então eu aprendi em primeira mão (desculpe o trocadilho) a dificuldade de fazer várias coisas, como digitar, dirigir, lavar vasilhas, etc. Agora já estou sem gesso e minha mão tem melhorado bastante.
A viagem ao Mato Grosso do Sul para visitar os irmãos Terena foi muito boa. É tão encorajador ver o entusiasmo daqueles irmãos e o trabalho deles. Eu também pude gastar bastante tempo com o casal de missionários da Missão Emanuel entre os Terena. O Sérgio e Beth, e suas filhas Júlia e Gabriela, estão trabalhando no Instituto Bíblico Terena desde janeiro deste ano. Eles também visitam as igrejas nas aldeias. O Sérgio é carpinteiro e um dos nossos alvos é revitalizar a carpintaria do Instituto Bíblico, que está desativada há vários anos. A ideia é que ela seja não somente uma fonte de renda, mas também uma ferramenta para o ensino de carpintaria e marcenaria a líderes e jovens Terena. O maquinário já está funcionando e estamos levantando recursos para a compra de materiais para que a produção seja iniciado. A Missão Emanuel também está apoiando os esforços daqueles irmãos para o plantio de mandioca numa parte do terreno, para o consumo interno e a venda no mercado. Esse apoio tem como objetivo dar condições para que a Igreja Terena e o Instituto Bíblico continuem a treinar seus líderes e missionários para pregar o evangelho a outras etnias no Brasil. Nosso sonho é que, no futuro, eles possam continuar o trabalho sem ajuda externa.
A visita à aldeia Terena Olho d´Água foi excelente. Há 4 anos atrás nós ajudamos aqueles irmãos a começar a construção do templo na aldeia e desde então eles estão trabalhando muito para concluí-lo. As paredes internas estão quase prontas e as portas e janelas estão no lugar. Eles agora estão juntando recursos para rebocar as paredes externas e colocar os vidros.
Em 2012 os Terena vão celebrar o centenário da chegada dos primeiros missionários às aldeias Terena e a Missão Emanuel está planejando participar com eles dessa grande festa.
Em Águas Formosas estamos terminando mais uma fase do Projeto de Corte e Costura para adolescentes e suas mães. Estamos discutindo com eles uma nova fase e também a possibilidade de começarmos um projeto com adolescentes do sexo masculino.
Em casa estamos na correria de sempre A Carla tem andado muito ocupada na faculdade e no trabalho como professora numa Escola Cristã. O Ivan e o Maurício continuam firmes na faculdade. A Raquel está no processo de deixar o trabalho no hospital e participar de um projeto de pesquisa. A Isabella está pensando em um mestrado em sua área.
Queremos agradecer o apoio dos irmãos em oração e sustento financeiro. É uma responsabilidade e privilégio para nós representar os irmãos e irmãs no campo. Vocês estão em nossas orações.
Pedidos de oração:
1. ore por nossa família – pela direção clara de Deus para a Raquel e Isabella. Ore também por um renovo espiritual para todos nós.
2. Ore pelos planos de futuros projetos em Águas Formosas.
3. Ore pela equipe da Missão Emanuel da Inglaterra que virá em agosto para trabalhar com a Igreja de Águas Formosas.
4. Ore por minha viagem na semana que vem a Araçuaí e Águas Formosas – preciso de sabedoria para encorajar as igrejas parceiras e para estabelecer um projeto de geração de renda para famílias carentes na comunidade da Lapinha.
5. Ore também pela Missão Emanuel Internacional – temos um novo diretor geral e estamos discutindo novas estratégias para o futuro da missão.
Em Cristo,
Fred e Carla Silva
Feliz Aniversário
26/6-Dilcinéia Garcia Cincunegue
26/6-Luci de Oliveira Firmo
26/6-Rodolfo Boechat Assery Silva
27/6-José Eustáquio da Silva
27/6-Nayara de Oliveira Barreiros
29/6-Maria das Graças Miranda
30/6-Ivone Silva Oliveira Alves
02/7-Edson dos Santos
Aniversário de Casamento
26/6 – Marcion e Carine
Famílias no Altar
Jonias Rosa Firmo
Jorge Luiz Guedes
José Aécio Lima
Sustentar a obra Missionária uma questão de obediência
Não podemos descuidar da última ordem de Jesus à Igreja, antes de ir assunto aos céus. É tarefa da Igreja levar o Evangelho até os confins da terra. Se não fomos chamados a ir, somos encarregados de contribuir para que outros possam ir por nós. Investir na salvação de vidas é o melhor e o mais seguro investimento.
Grupo | Casa |
Betel 3ª Feira | Kim e Lúcia - 02 de Julho, 200/301 - GD |
Jordão 3ª Feira | Cláudia de Souza - São José, 35 - NSG |
UPA 4ª Feira | Márcio Junior - Osvaldo Cruz, 302/601 Centro |
Convite de Formatura
Vissonina de Aguiar, convida a Igreja para as solenidades de sua formatura em Direito.
30/6 – Colação de Grau na FADIVALE às 19h30min.
02/7 – Culto de Gratidão a Deus, às 19h30min aqui na Igreja.
4º Áudio Show
Dia 01/7, às 19h30m no Teatro Atiaia.
Um concerto musical, que será apresentado pelos alunos da escolinha de música aqui da Igreja.
Quinta da Esperança
Quinta dia 30, estará ministrando na 5ª da Esperança, o pastor Fábio Marconi, da Igreja Presbiteriana do Caminho em Salvador/BA, que estará finalizando os estudos sobre “Traumas Emocionais”. Pegue o seu convite com os Diáconos e venha acompanhado.
No dia 01/7 (sexta-feira), teremos uma palavra especial para a liderança da Igreja. Contamos com a presença de todos!
Luau da UPA
Adolescentes, dia 02/7 teremos uma super programação na casa da Larissa (na Ibituruna). Iremos passar a noite, e retornaremos no domingo antes do almoço. Conversaremos melhor sobre esta programação na quarta feira no grupo da UPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário