sexta-feira, 27 de maio de 2011

A CANÇÃO DE JÓ

Disse então o SENHOR a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal". 9 "Será que Jó não tem razões para temer a Deus?", respondeu Satanás. 10 "Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. 11 Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face." 12 O SENHOR disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele". Então Satanás saiu da presença do SENHOR (Jó 1: 8 a 12)

Dentre outros aspectos impactantes, o texto acima revela algumas verdades interessantes sobre a relação entre o ser humano e Deus, como também sobre a questão da origem do sofrimento humano. Porém, o aspecto mais desafiador no texto é a afirmação que Deus faz a Satanás sobre a pessoa de Jó. Deus diz o seguinte: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal". Certamente, o Deus que conhece o coração do ser humano sabia quem era Jó. Conhecia a sua estrutura humana para desafiar Satanás tendo como base a integridade de Jó. De toda forma, havia em Deus a expectativa de que Jó daria a Ele a satisfação de vencer aquele desafio que teria a sua família como palco de intensa dramaticidade humana. Satanás sai solenemente da presença de Deus, para, a partir daquele momento, colocar em prática suas estratégias contra a pessoa e a família de Jó.

Caso não soubéssemos o final da história e ela estivesse acontecendo diante de nós e nos dias atuais, estaríamos indignados em nosso questionamento ao Todo Poderoso: “Por que um homem justo e integro como Jó está sofrendo tanto?” “O que fez para merecer isso?” Os falsos teólogos da prosperidade certamente, encontrariam uma explicação “espiritualmente” plausível para dar sentido ao sofrimento daquele homem (até hoje o fazem em suas pseudo-pregações evangélicas). Entretanto, sejamos ou não adeptos de tão famigerada teologia, este questionamento estaria escondido em nosso coração. Como um verdugo da alma, tal pergunta nos incomodaria de maneira estonteante.

Foi assim com os discípulos de Jesus quando encontraram um cego de nascença e fizeram a seguinte pergunta ao Senhor: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?“. Eles estavam em busca de uma resposta para o problema do sofrimento humano. A resposta de Jesus deixa claro que Deus sempre esta no controle das situações incompreensíveis. Ele disse: Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.

Voltando à saga de Jó, cremos que a intrigante causa do sofrimento humano constitui-se, portanto, em um dos aspectos decisivos por trás da sua narrativa. Certamente, havia em sua mente uma luta desesperada para compreender a razão de tamanho caos que se abateu sobre ele e seus parentes mais próximos e queridos. Que canção poderia Jó levantar a Deus diante de tamanha ignomínia? Como cantar enquanto o seu peito estava cheio de angústia e dor? Que tipo de canção sairia de sua boca?

Entretanto, ao lermos detalhadamente o livro que leva o seu nome, descobrimos um cântico poderoso que Jó produziu em meio a sua dor. Diz Jó no cap. 19: 25 a 27: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. 26 E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. 27 Eu o verei com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração!” Jó completa essa canção de adoração a Deus com as seguintes palavras no final de sua história:  42: 2 a 6: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3 Tu perguntaste: 'Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento?' Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber. 4 "Tu disseste: 'Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá'. 5 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. 6 Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza".

Esse é o canto daqueles que não entendem as “razões” e os “por quês?” de sua dor, mas confiam que acima dela existe Alguém que reina sobre a história dos homens e sobre os intentos do nosso Inimigo. Que o Senhor coloque essa canção em nossos lábios, para Sua própria Glória
                                                                                                                     Pastor Paulo Emílio


Simpósio de Evangelismo Pessoal

Em nossa Igreja, nos dias 10 e 11 de Junho, promovido pela Secretaria Presbiterial de Evangelização do PRDC, em parceria com a Agencia Presbiteriana de Evangelização e Comunicação. Será um treinamento imperdível!  Você vai aprender como comunicar o Evangelho de forma bastante simples, e de fácil entendimento. Inscrições na secretaria da Igreja.

UPA na Congregação de Coroaci

Dia 19 de junho. Evangelização, ação social, louvor, e coreografia. Tragam cobertores e roupas de frio  para serem doados. As doações poderão ser entregues na secretaria.

Feliz Aniversário!

29/5-Márcio dos Santos Almeida
30/5-Bruno César Pereira
30/5-Henrique Ferreira Leal
03/6-Maraíse Isabel Azevedo
04/6-Tainara Tamires Cardoso

Aniversário de Casamento

29/5 – Sandra e Ângelo
29/5 – Bruno e Maria Aparecida
31/5 – Márcio e Márcia
01/6 – Alverino e Maria do Carmo

    Famílias no Altar

·         Ivone de Oliveira
·         Ivone Silva
·         Izabel Moreira


Peça de Teatro que será apresentada pela Cia. de Teatro Jeová Nissi, hoje, por ocasião do culto à noite.

Vamos ter uma noite de muitas alegrias e bênçãos espirituais. Vamos convidar nossos amigos e vizinhos para estarem conosco.
Você é cooperador de Deus nesta obra. Seja um ganhador de almas.

Recepção e Acolhimento

Hoje: Anisio, Deni, Chiquinho, Suzana e Lúcia.

Plantão Diaconal: Todos os Diáconos estão escalados por ocasião do culto à noite.

Saudação aos visitantes

Acolhemos com carinho a todos os nossos visitantes. Sentimo-nos alegres com a sua presença em nosso meio. Volte outras vezes.

Grupo
Casa
Betel
3ª Feira
Dilma Pinto - Tancredo Neves, 89 - NSG
Betesda
3ª Feira
Jair e Ana Lúcia -14 de Julho, 465 - NSG
Betsaida
3ª Feira
Lia e Ercí -Rio Grande do sul, 217 Lourdes
Betânia
3ª Feira
Ana Maria Louzada - Duarte Coelho, 631/301- M.V
Shekinah
3ª Feira
Nely Moreira - Ituiutaba, 138 – S. Helena
UMP
4ª Feira
Letícia Marques - Luiz Ench, 93 - GD
UPA
4ª Feira
Karoline e Kamila - Albânia, 69/202 - GD


Atenção Criançada!!!

O Bozo está chegando!!! Dia 25 de junho, sábado, às 19h e 30m. Convide seus parentes, amigos e vizinhos. Será uma noite incrível!!

Plenária da UCP

A diretora Tia Paulinha, convoca todos os sócios da UCP, para reunião hoje, em 1ª convocação às 18h e 2ª às 18h30min

Plenária da SAF

A presidente convoca todas as sócias para a reunião plenária dia 05/6 (próximo domingo), em 1ª convocação às 18h e 2ª às 18h30min.

Reunião Inspirativa SAF/UPH

Na próxima quarta feira, dia 01/07, às 19h30m, na residência do Jairo e Dayane. Rua Luiz Ench, 496 B: N.S Graças.
  
Convite de Casamento
       
 Ariany e Alexandre
Convidam a Igreja para a cerimônia religiosa do seu casamento, a realizar-se no dia 18 de junho às 20h aqui na Igreja.

Orar é um privilégio

Quem ora tem audiência com o Rei dos reis, na sala do trono. Venha orar conosco toda 2ª feira às 19h30m e 4ª feiras às 15h.

Plantão Intercessão hoje: Simaldina, Graça Oliveira e Edith

Nenhum comentário:

Postar um comentário