Qualquer pessoa que dirige um carro sabe de um princípio fundamental para não sofrer qualquer tipo de acidente: não ficar olhando demais nos retrovisores. Esse é um dos conselhos que os instrutores dão aos neófitos aprendizes, pois nesse aprendizado, os espelhos internos e externos do carro são úteis em alguns aspectos e momentos específicos, mas a concentração exagerada neles pode trazer riscos à vida do próprio motorista e de quem ele leva. Assim, o sumário da questão é o seguinte: quem vive olhando demais para trás, não consegue caminhar bem em direção ao futuro.
O parágrafo acima introduz de maneira eficaz o que queremos abordar nesse texto. A Teologia da Mudança caminha em direção ao futuro que precisamos e não aquele que queremos. Muitos querem um futuro tranqüilo, sem dificuldades e acomodado, entretanto, o pensamento de Deus sobre o futuro é sempre de transformação, exigindo a saída de nossa zona de conforto e se encaminhando para algo novo e desafiador. Para construir o futuro Deus nos orienta a carregar conosco as lembranças, mas deixar os cacos para trás. Vejam o que Ele diz em Isaías 43: 18 a 21 "Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. 19 Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. 20 Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, 21 ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor.”
Precisamos nos abrir às mudanças que Deus deseja fazer não apenas em nossas vidas e nas vidas das pessoas, mas também, dentro da igreja, caso queiramos acompanhá-Lo em direção ao futuro que nos aguarda. Somos o povo do futuro e não do passado. Caminhamos em direção a um futuro glorioso. Precisamos pedir a Deus que abra os nossos olhos para percebermos a “coisa nova” que Ele está realizando bem diante de nós.
Concluímos essas palavras com outra passagem bíblica que pode muito nos ajudar a entender a necessidade de fomentarmos no meio da igreja uma Teologia da Mudança mais eficaz e profunda. É Esdras 3: 10 a 13, “Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, tomaram seus lugares para louvar o SENHOR, conforme prescrito por Davi, rei de Israel. 11 Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao SENHOR: "Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre". E todo o povo louvou o SENHOR em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do SENHOR. 12 Mas muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos chefes das famílias mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em alta voz quando viram o lançamento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria. 13 Não era possível distinguir entre o som dos gritos de alegria e o som do choro, pois o povo fazia enorme barulho. E o som foi ouvido a grande distância.
O texto bíblico acima diz que os mais velhos choravam com saudade do antigo templo quando foram lançados os alicerces do novo, entretanto, outros, que deviam ser os mais jovens, gritavam de alegria, porque não tinham visto o antigo e também pelo fato de estarem olhando para frente, para o futuro e para a novidade que Deus havia de realizar no meio do Seu povo, enquanto aqueles outros estavam olhando no “retrovisor” da história. Certamente, este texto pode ser atualizado da melhor maneira possível à nossa realidade, pois Deus quer fazer algo novo em nosso meio e precisamos nos abrir para Ele. Viver das lembranças do passado não vai trazer a novidade de Deus para o nosso meio. O Senhor quer nos ver dispostos e disponíveis para Ele, pois se não, ficaremos na “janela da vida” vendo o trem passar e não entrarmos nele. Que Deus nos ajude a guardarmos as lembranças do passado, mas caminharmos com esperança e paixão olhando para o futuro.
Pastor Paulo Emílio
Notícias do nosso Acampamento
Pela graça de Deus, tivemos o nosso acampamento que foi uma benção! Foram 70 pessoas inscritas e vários visitantes que estiveram conosco. O saldo espiritual do acampamento foi muito positivo. Deus seja louvado pela edificação e crescimento espiritual da igreja neste acampamento. Quem não foi perdeu!
Ceia do Senhor, Banquete Espiritual dos Remidos
Hoje, no culto da noite, vamos celebrar a Ceia do Senhor. Esta é uma festa que proclama a vitória de Jesus sobre a morte e a certeza da sua volta para buscar a igreja. Vamos participar da ceia com alegria e com entusiasmo, sabendo que o nosso Salvador está conosco, e voltará em majestade e glória.
“Quinta da Esperança”
Vai começar na primeira quinta-feira do mês de Maio, dia 05, uma programação nova e intensa em nossa igreja. Estamos falando da “Quinta da Esperança”. Teremos preletores especiais, oração pelos desesperançados, desafio para as pessoas entregarem suas vidas a Jesus, oportunidade para ofertar ao Senhor e acima de tudo, a presença do Espírito Santo entre nós. Venha e traga alguém, pois Deus vai te surpreender. E não se esqueça: “Toda Quinta é de Esperança!”
Ministério de Família
Convida para o 1º CINEART. Dia 14/5 próximo sábado aqui na Igreja.
Recepção e Acolhimento
Hoje: Deni, Fábio Plácido, Juliana, Jacimar, Edth
Feliz Aniversário!
1/5-Ireny Lopes Faria Oaks
1/5-Murilo Gustavo Rocha
4/5-Beatriz Coelho dos Santos
4/5- Felipe R. Viggiano
5/5-Michele Gonçalves Pereira
7/5-Gercino Freitas
Famílias no Altar
v Fábio Luiz Plácido
v Fausto Perim
v Francisco de Assis Morais
Aniversário de Casamento
05/5 – Márcio e Nízia
Grupos de Crescimento
O pastor convoca todos os líderes e auxiliares dos Grupos de Crescimento, para uma reunião de supervisão, avaliação e planejamento, na próxima sexta-feira (06/5) às 19h30 aqui na Igreja.
Reunião para a Agenda-2011
Planejar é preciso! Convocamos todos os presidentes de sociedades internas, diretores e líderes de Ministérios para uma reunião no próximo sábado, dia 07, às 17h para “alinhamento” da agenda da Igreja, até o mês de novembro. É imprescindível a presença de todos para que não haja “choque” nas datas.
Reuniões de oração
Segunda Feira-19h30m: Vida cristã é vida de oração. Não apenas a oração particular, mas também a comunitária. Não se ausente, não despreze o lugar de oração, pois disto depende a nossa felicidade.
Quarta-feira 15h: Temos como parte integrante do programa a oração pelas famílias. Venha orar pela sua família. Muito pode pela sua eficácia a súplica do justo.
Grupo | Casa |
Betel 3ª Feira | Railca - Alemanha, 120 - GD |
Betânia 3ª Feira | Maria Imaculada - Av. Minas Gerais, 745 |
UPA 4ª Feira | Rafael Nunes - Itália, 94 - GD |
Shekinah 4ª Feira | Márcio e Márcia - 07 de Setembro, 3515 |
Pergunta Catecismo Maior
95. De que utilidade é a lei moral a todos os homens?
A lei moral é de utilidade a todos os homens, para os instruir sobre a natureza e vontade de Deus e sobre os seus deveres para com Ele, obrigando-os, a andar conforme a essa vontade; para os convencer de que são incapazes de a guardar e do estado poluto e pecaminoso da sua natureza, corações e vidas; para os humilhar, fazendo-os sentir o seu pecado e miséria, e assim ajudando-os a ver melhor como precisam de Cristo e da perfeição da sua obediência.
Atenção UPA
Louvorzão da UPA. Dia 21/5 (sábado), 20h. aqui na igreja. Cada adolescente deverá trazer um amigo.
Plenária da SAF
A presidente convoca todas as sócias para a reunião plenária hoje, às 18h em 1ª convocação e 18h30m em 2ª convocação.
Bazar: Dia 07/5 no salão social de 08h às 17h. Pedimos aos irmãos que tiverem bijuterias, roupas e sapatos em bom estado de conservação, que façam suas doações.
Reunião Departamental Elisa Rosa e Reunião Inspirativa SAF/UPH
Dia 04(quarta-feira), às 19h30 na casa do Ferreira e Penha. Av. Paris, 300 – GD
Plantão dos Diáconos
Jacimar, Humberto, Arthur, Edson
Nenhum comentário:
Postar um comentário